TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula: SEMANA 16 PRÁTICA SIMULADA I Título SEMANA 16 Número De Aulas Por Semana Número De Semana De Aula 16 Tema Ação De Conhecimento. Rito Ordinário. Ação De Anulação De Negócio Jurídico. Elaboração De Contestação. Objetivos •

Trabalho Universitário: Plano De Aula: SEMANA 16 PRÁTICA SIMULADA I Título SEMANA 16 Número De Aulas Por Semana Número De Semana De Aula 16 Tema Ação De Conhecimento. Rito Ordinário. Ação De Anulação De Negócio Jurídico. Elaboração De Contestação. Objetivos •. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  2.959 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula: SEMANA 16

PRÁTICA SIMULADA I

Título

SEMANA 16

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

16

Tema

Ação de Conhecimento. Rito Ordinário. Ação de Anulação de Negócio Jurídico. Elaboração de Contestação.

Objetivos

• O aluno deverá ser capaz de:

o articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Processo Civil, com os elementos necessários para a elaboração da contestação;

o analisar os fatos sob o prisma dos valores e das normas;

o desenvolver o raciocínio jurídico, apontando as preliminares, bem como desenvolvendo a defesa de mérito.

o concatenar os pedidos pertinentes diante das arguições feitas na peça de defesa;

o indicar as provas necessárias ao caso concreto.

Estrutura do Conteúdo

Contestação

Defesas processuais (arts. 300 e 301 do CPC);

Carência de ação;

Defesas de Mérito (art. 302 do CPC).

Prejudicial de Mérito - Decadência;

Mérito propriamente dito.

Aplicação Prática Teórica

No dia 06 de novembro de 2008, Marcelo, brasileiro, viúvo, aposentado, residente na cidade do Rio de Janeiro, alienou, através de escritura pública de compra e venda celebrada com Anderson, brasileiro, residente no Rio de Janeiro, o imóvel de sua propriedade localizado no município de São Paulo. É certo que o comprador efetuou o pagamento de R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) no ato da lavratura da escritura, tendo, portanto, integralizado o preço relativo ao valor de mercado do imóvel.

No dia 09 de setembro de 2009, Marcelo veio a ser interditado por demência decorrente do Mal de Alzheimer, tornando-o relativamente incapaz, através de sentença prolatada pelo juízo da 2ª Vara de Órfãos e Sucessões da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, da qual não houve recurso.

O filho de Marcelo, Bruno, foi o curador nomeado por aquele juízo.

Bruno propôs, em dezembro de 2013, ação de anulação da venda do imóvel, alegando dolo e má-fé do adquirente, em razão da incapacidade de seu pai. A petição inicial foi distribuída para a 4ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Desesperado, Anderson o procura em seu escritório para contestar a demanda, afirmando que desconhecia, quando da celebração da escritura, a incapacidade do vendedor, já que esta não era aparente.

Elabore a peça processual cabível a defesa e resguardo dos direitos de seu cliente, fundamentando nos dispositivos legais pertinentes.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »