TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pragas Urbana

Exames: Pragas Urbana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

Por Thais Nogueira

Praga biológica é toda e qualquer população de um ser vivo que cresce de forma exagerada. Esse desenvolvimento exagerado da população pode causar consequências graves, no caso de uma plantação a praga biológica pode acarretar em devastação total, pode causar doenças patogênicas, destruir madeiras e produtos têxteis. Essas pragas acarretam por ano em média de 1,4 trilhões de dólares de prejuízos mundiais (5% da economia mundial).

Temos tipos de pragas biológicas como:

Pragas urbanas

Pragas urbanas são insetos e animais que invadem o ambiente urbano. Essas pragas vão ao ambiente urbano em busca de alimento e abrigo, onde se reproduzem no inverno e os filhotes nascem no verão quando são mais vistos. Essas pragas ocorrem quando há a sua disposição uma farta quantidade de alimentos e falta de predadores. Temos como pragas urbanas, formigas, baratas, roedores, cupins, moscas, mosquitos, carrapatos, pombos, escorpiões e etc.

Na natureza essas pragas são mais fáceis de se controlar, pois há um equilíbrio natural, já na cidade não há quantidade suficiente de predadores para acabar com essas pragas. Devido a expansão de construções obrigam esses seres a procurarem abrigo, por exemplo, cupins que vivem em uma árvore, ao construir prédios no local, ele procura onde se abrigar, no caso vai em busca de madeira, o que resulta em cupins nos móveis.

Pragas infecciosas

Temos também pragas que causam danos patogênicos aos humanos. As grandes epidemias, pandemias e endemias também são causadas por pragas biológicas como parasitas, vírus, bactérias, fungos e protozoários. Essas pragas podem causar diversas doenças como: dengue, febre amarela, salmonela, toxoplasmose, peste bubônica, dermatites, viroses, sarnas, micoses, malária.

No cachorro, por exemplo, quando é picado por um carrapato que deposita protozoários patogênicos que migram para a corrente sanguínea indo diretamente atacar hemácias.

Pragas agrícolas

Geralmente o termo na agricultura é aplicado a animais e insetos, mas também podemos dizer que ervas daninha também são pragas agrícolas. Ervas daninha são invasoras e prejudiciais ao ambiente em que se encontram. Temos vários exemplos de pragas agrícolas como: gafanhotos em sua migração que devastam produções agrícolas, no caso das acácias e eucaliptos por se devolverem com muita facilidade faz com que não deixe que outras espécies de árvores se desenvolvam no local.

As pragas agrícolas podem se dividir em:

Pragas subterrâneas: São as pragas que atacam as raízes, sementes. (Paquinha, Lagarta-rosca, etc.)

Pragas das folhas: São as pragas que atacam as folhas, sugando a seiva e injetando microorganismos prejudiciais a planta e lhes causando doenças. Outras pragas consomem o limpo fazendo com que diminua a área fotossintética. ( Pulgões, cigarrinha verde, moscas-brancas, etc.)

Pragas dos órgãos reprodutivos: Essas pragas atacam flores, frutos, vagens, e grãos. (Percevejo, Lagartos, Tripes, e etc)

Pragas dos grãos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com