TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação De Medicamento Usando Metodos Naturais

Artigos Científicos: Preparação De Medicamento Usando Metodos Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Como preparar os medicamentos naturais

Existem diferentes métodos que transformam as plantas medicinais em medicamentos. O método mais usado é o que emprega a planta medicinal em um líquido extrator, com ou sem calor.Toda preparação que usa água é denominada de chá. Os chás podem ser preparados por infuso, decocto, ou cozimento, dependendo do órgão da planta que vamos usar.Infuso: Consiste em colocar a água fervente sobre a droga contida em recipiente de vidro ou porcelana. Tampar, mantendo em repouso durante 10 a 15 minutos. Coar e beber uma ou mais xícaras ao dia, conforme a indicação. O chá abafado é usado para drogas aromáticas, cujo óleo essencial evapora-se pelo calor. OP infuso é usado principalmente para órgãos delicados da folha, flor e broto. Usa-se cinco gramas para cada 100 ml de água.Decocto ou cozimento: Trata-se de um método mais energético de extração, onde a droga permanece por um tempo mais ou menos prolongado em contato com o líquido extrator em ebulição. Colocar a droga em água, deixando ferver em forno baixo durante 5 a 20 minutos, conforme o caso. Após um repouso de 5 a 10 minutos, coar e beber uma ou mais xícaras (chá) por dia, conforme a indicação. Usar na preparação recipiente de vidro tipo pirex ou panela de barro.

Tisana: é a associação de plantas no chá que resulta em sinergismo da ação terapêutica.

Pó: Seca-se a planta, a seguir tritura-se, da seguinte maneira:

Folhas: Triturar com as mãos;

Cascas ou raízes: Moer ou ralar;

A seguir passar numa peneira ou pano fino até obter pó, que deve ser guardado em vidro seco e bem tampado. O frasco deve ser rotulado e datado.Tintura: No preparo de 100 ml de tintura colocar 100 grs. Da droga (ou 20 grs. Da planta fresca) e triturar no liquidificador com cerca de 80 ml de álcool, cuja graduação deve variar entre 50 e 80°. Transferir o conteúdo para um vidro escuro e deixar em repouso durante cinco dias, agitando de vez em quando. Coar, espremendo a droga num pano, e ir adicionando mais álcool até completar 100 ml. Colocar a etiqueta no vidro com o nome da tintura e a data da preparação. Em geral a tintura deverá ser consumida dentro de um ano. Em gotas ou uma colher de café diluída em água duas a três vezes ao dia, conforme o caso.

Maceração: É realizada em temperatura ambiente. Consiste em colocar a planta finalmente dividida em contato com o líquido extrator (álcool em concentração variável entre 40° e 80°), em recipiente de aço inoxidável durante um período prolongado de até quatro semanas. Após esse período o macerado deve ser prensado e filtrado. Este método é o mais usado para folhas frescas ou secas, fruto seco e raízes frescas. Use as mesmas proporções e as mesmas doses da tintura.

Tintura vinosa (vinho medicinal: No seu preparo deve-se usar, de preferência, vinho branco com graduação alcoólica baixa (11° a 12°). Na tintura vinosa a proporção da droga para o vinho é de 5%. São cinco grs. De droga ou 10 grs. Da planta fresca para cada 100 ml de vinho. No seu preparo proceder como no caso da tintura: Usar um vinho escuro e macerar a droga durante uma semana. Coar, espremer num pano e manter em lugar fresco e ao abrigo da luz. A tintura vinosa é administrada em cálices, uma a duas vezes ao

dia, antes das principais refeições.

Extrato Fluido: São preparações oficiais líquidas, obtidas de drogas vegetais manipuladas de maneira que cada centímetro cúbico contém os princípios ativos solúveis de uma gr. Da droga respectiva, devidamente dissecada ao ar livre. A concentração do extrato fluido é cinco vezes maior que a tintura oficial, logo, a dose usada é cinco vezes menor.

Extratos: glicólico ou Glicoalcóolico: São preparações líquidas, que tem como veículos principais o álcool e a glicerina. Uso:

Cosmética:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com