TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Ativos Clareadores

Trabalho Escolar: Principios Ativos Clareadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  3.708 Visualizações

Página 1 de 6

Princípios Ativos com ação Despigmentante

Introdução:

Nos últimos 20 anos no Brasil, temos notado grandes avanços na cosmetologia, resultando na maior adesão do público em geral aos cosméticos, sendo produtos que passaram gradativamente a fazer parte do cotidiano do brasileiro.

O profissional de beleza, especificamente a esteticista, tem um papel de grande relevância para o desenvolvimento técnico e científico da cosmetologia, sendo responsável pela aplicação correta dos produtos e do aconselhamento cosmético, procurando atender quase que individualmente as necessidades do seu cliente.

Como sabemos, atualmente os cosméticos estão ficando cada vez mais eficazes e complexos com relação aos seus mecanismos de ação, obrigando o profissional de estética a ter uma educação continuada, utilizando todo o conhecimento adquirido na sua formação, (citologia, histologia, química, entre outras)..

Reação Química para Síntese da Melanina

Os despigmentantes irão interferir nesta reação para produzir a despigmentação:

.

Despigmentantes e suas Características Gerais:

Adenin - É um agente clareador da pele interessante para ser usado em peles com fotodanos, podendo ser utilizado também nas mãos, não é fotossensível. Quimicamente seu nome é N-6 furfuryl-adenina, estável em pH 7 a 7,5.

Acido Fítico - É um despigmentante de origem natural com propriedades hidratantes encontrados nas sementes de alguns cereais como: aveia, arroz e germen de trigo. Atua de forma suave e progressiva na inibição da tirosinase, obtendo resultados bem gradativos. Quimicamente trata-se do hexafosfato de inositol, estável pH a 4 a 4,5.

Acido Kójico - É um despigmentante obtido através da fermentação do arroz, bastante efetivo e não tóxico, que inibe a ação da tirosinase por atuação quelante dos íons precurssores da formação da melanina. Quimicamente pode ser associado ao ácido glicólico, pois apresenta estabilidade em pH 3 a 5, não deve ser veiculado com ésteres.

Alpha-Arbutin - É um despigmentante que segundo seu fabricante demonstra grande diferencial. O Alpha-Arbutin clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele. O Alpha-Arbutin bloqueia a biossíntese e epidermal da melanina, por inibir a oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. Estruturalmente, Alpha-Arbutin (nome IUPAC: 4-hydroxiphenyl-alfa-D-glucopyranoside) é um alfa-glucosídeo. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula. Isto leva à um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz, minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição UV, quimicamente estável em pH entre 3,5 a 6,5.

Antipollon - É um despigmentante muito interessante, pois age na adsorção e eliminação da melanina já formada, podendo ser associado à substâncias antioxidantes como vitamina E. É aconselhável para as peles mais sensíveis, pois apresenta baixa sensibilização, quimicamente trata-se de silicato de alumínio sintético finamente granulado, é estável em uma faixa de pH entre 4 a 10, não se deve usar ácidos graxos na mesma formulação.

Arbutin - É um despigmentante mais seguro age por redução da atividade da tirosinase, com baixo potencial de irritação e pequena probabilidade de causar manchas hipocrômicas, muito utilizado em produtos cosméticos no Japão, quimicamente é estável em uma faixa de pH de 5 a 7,5, podendo ser associado a outros despigmentantes com sua concentração reduzida.

Azeloglicina - É um agente despigmentante e regulador do sebo, atuando como preventivo interessante para os casos de acne, pois trata das hipercromias e da acne simultaneamente, quimicamente trata-se do diglicinato de azeloil potássio, estável em pH entre 5,5 a 6,5.

Biosome C - É um despigmentante lipossomado, que traz consigo este um grande diferencial, trata-se de uma dispersão aquosa de um tipo de vitamina C estável (ascorbil fosfato de sódio) com acetato de tocoferol (vitamina E). Este princípio ativo, além de clarear a pele, possui atividade antioxidante que causa um grande sinergismo ao ativo, agindo na inibição da tirosinase, nos melanócitos. Quimicamente é estável em pH de 5 a 9 e, preferencialmente, deve ser veiculado em géis não iônicos ou loções não iônicas, com baixo teor de tensoativo.

Biowhite - É um despigmentante bastante usado no mundo, tem uma composição de origem vegetal, tendo uma ótima combinação entre os seguintes fitoterápicos: Saxifraga sarmentosa, Vitis vinífera, Morus bombycis, Scutetellaria baicalensis - tem uma ação suave pode ser usado em peles sensíveis. Seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio da tirosinase.

Clariskin - É um agente clareador e antioxidante, produzido através do extrato de germen de trigo, prevenindo a liberação de radicais livres que foto induz a pigmentação anômala. Não sensibiliza a pele indicado para casos mais leves de pigmentação, quimicamente estável em pH entre 5 a 8.

Cosmocair C 250 - É despigmentante que reúne a atividade clareadora com a de antioxidante, seu mecanismo de ação consiste no impedimento da transferência da melanina dos melanócitos para os queratinócitos, e, inibindo a atividade da tirosinase, quimicamente trata-se do 1-metil hidantoina-2 amida, estável em pH entre 4 a 5,5.

Fosfato de Ascorbil Magnésio - É uma forma de vitamina C estável com capacidade de permear a pele, liberando assim, a vitamina C intacta, produzindo os efeitos desejados entre eles a inibição da atividade da tirosinase, quimicamente é estável em pH 7 é recomendável seu uso em veículos com polímeros hidrofílicos para melhor permeação.

Hidroquinona - É um clássico despigmentante amplamente prescrito pelos dermatologistas. Seu efeito despigmentante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com