TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Ativos Cosméticos

Casos: Principios Ativos Cosméticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  7.727 Palavras (31 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 31

A

AC, COMPLEXO: Revitalizante, cicatrizante, anti-radicais livres, analgésico, antiinflamatório, bactericida, calmante, adstringente, queratolítico, antiedema, hidratante, sebo-regulador, estimula os fibroblastos evitando a formação de cicatriz e quelóide.

AÇAÍ: Hidratante, emoliente e remineralizante.

ACETATO TOCOFEROL OU ACETATO DE VITAMINA E: Excelente hidratante e condicionador, o acetato tocoferol também é um eficiente antioxidante (elimina a formação de radicais livres).

ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C): Promove a recuperação da elasticidade, firmeza, hidratação, uniformização da textura cutânea, redução da síntese da melanina, anti-radical livre.

ÁCIDO AZELÁICO: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina. Concentração usual é 10 a 20%.

ÁCIDO BENZÓICO: Bactericida, fungicida. Usado como conservante em formulações farmacêuticas.

ÁCIDO BÓRICO: levemente adstringente e anti-séptico. Possui propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, desnaturante

ÁCIDO CAPRICO: Está presente em leite de cabra, daí o nome. Nos óleos vegetais é encontrado na forma de triglicerídeos, sendo que os princípios ativos são: Óleo de Babaçu, Óleo de Coco, Óleo de Palma, Óleo de Ouricuri e Óleo de Tucumã. É muito utilizado em emulsões cosméticas de cremes, condicionantes, em formulações de xampu e desodorantes em bastão. Pode reagir com glicerina para formar um produto com propriedades emolientes e lubrificantes, sendo empregados em óleos de banho infantis para bebes. São muito usados nas sínteses e manufaturas de perfumes e fragrâncias, devido a suas. Devido a sua ação bactericida ele contribui para preservar as formulações de desodorantes e anti-perspirantes.

ÁCIDO CÍTRICO (Anidro): pode ser obtido de frutas ácidas como limão, laranja, tangerina, maracujá, entre outras. Possui propriedade acidificante, anti-oxidante, estabilizante e sequestrante em produtos cosméticos, como por exemplo, cremes, géis, loções cremosas e tônicas, xampus, condicionadores e outros produtos capilares. Contribui para a formação de espuma e age como sequestrantes algumas formulações. Na área dermatológica pode atuar como componente de peelings químicos, através de sua ação como alfa-hidróxiácido. Regulador de pH.

Função: Acidulante, antioxidante, estabilizante, sequestrante

ÁCIDO ESTEÁRICO TP (Cera de consistência e Auto emulsionante): agente de consistência, Espessante. Usado em cremes, detergentes, loções, velas, sabões.

ACIDO ESTEÁRICO 40 EO ou ULTRACIDE E 400: Emulsionante usado em: Cremes, loções e Protetores Solares.

ÁCIDO ESTEÁRICO 8 EO ou ULTRACIDE E 80: Emulsionante usado em: Cremes, loções e Protetores Solares.

ÁCIDO GLICIRRÍZICO: Derivado do alcaçuz (Glicirriza glabra). Apresenta propriedades antiinflamatórias, anti-alergênicas e descongestionante. Concentração usual 0,1% a 2%. Nas formulações pode ser utilizado em associações com ácido glicólico e ácido retinóico.

ÁCIDO GLICÓLICO: alfa-hidroxiácido, é encontrado naturalmente na cana-de-açúcar. Aplicado sobre a pele provoca vaso dilatação, diminui a espessura e a compactação do estrato córneo, acelera a renovação celular da epiderme e estimula a síntese de colágeno.

ÁCIDO GRAXO DE COCO: Síntese de outras matérias-primas.


ÁCIDO HIALURÔNICO: substância altamente hidrofílica (afinidade pela água) encontrada na nossa pele, é um eficiente umectante que mantém um excelente nível de hidratação. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

Pode ser obtida por fermentação de substratos de plantas, esta biossintese é feita pela espécie de bactérias Streptococcus ou através da fermentação do açúcar de beterraba por lactobacilos. O ácido Hialurônico não penetra na pele, mas forma uma película superficial, não oleosa, que ajuda a manter a hidratação. Ocupa os espaços entre células e fibras, possui capacidade de retenção de água (hidratação) transporte de substâncias, regulação de funções etc. Atualmente é usado, como preenchimento para aumentar o volume dos lábios e tornar as linhas menos aparentes, suavizando rugas e cicatrizes. O preenchimento com ácido hialurônico dura entre oito e 15 meses.

ÁCIDO KÓJICO: obtido a partir da fermentação do arroz. É utilizado desde 1989 no Japão para o tratamento das hiperpigmentações. Tem efeito inibidor sobre a tirosinase, por quelação dos íons cobre, e conseqüente diminuição da síntese de melanina. Além disso, induz a redução da eumelanina em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxico.

ÁCIDO LÁTICO: Acelera a esfoliação e a renovação das células da pele, proporcionando a redução inicial do aparecimento de rugas e marcas de expressão. Está presente no corpo humano (p.ex., pele, cabelos e músculos). Diariamente, o corpo humano produz cerca de 120g de ácido lático. O ácido lático faz parte também do fator NMF (fator natural de hidratação), que retém a umidade na pele. Trata-se de um alfa-hidróxiácido encontrado no leite azedo e atua como regulador do pH em formulações cosméticas,é agente antimicrobiano, para a pele tem ação hidratante, umectante, também atua como AHA no clareamento e rejuvenescimento da pele e estimulante da renovação celular.

Concentração recomendada: 0,5% - 3%

ÁCIDO LACTOBIÔNICO: antioxidante, hidratante, anti-idade, ajuda a reduzir a aparência de linhas finas e rugas, levando a uma aparência mais jovem radiante.


ÁCIDO MANDÉLICO: trata-se de alfa-hidróxiácido e cuja molécula é maior do que do ácido glicólico tornando sua ação irritante menor. Possui ação antibacteriana, indicada para acne não cística inflamatória, suprimi a pigmentação, e promove o rejuvenescimento da pele envelhecida pelo sol e melhora a textura da pele. Além disso tem sido usado para preparar as peles para o peeling a laser. com ação esfoliante, iluminadora da pele, despigmentante e antiinflamatória.

ÁCIDO OLÉICO: Usado em bronzeadores e produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com