TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Ácido Cítrico

Dissertações: Produção De Ácido Cítrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Glicólise: é a sequencia de reações que oxidam uma molécula de glicose a duas moléculas de piruvato.

Funções: obtenção de energia, em organismos aeróbicos, primeiro passo (preparatório) para a oxidação completa da glicose, fonte de intermediários biossintéticos.

Fatores que influenciam as enzimas: nutrientes, minerais, vitaminas, inibidores, substâncias do próprio metabolismo, pH, temperatura...

O objetivo principal da levedura ao metabolizar o açúcar, é gerar uma forma de energia (ATP) para perpetuar a espécie. O CO2 e o etanol são produtos de excreção. Em condições de aerobiose o etanol pode ser metabolizado e gerar mais ATP e biomassa.

Quanto menor a velocidade de alimentação, menor estresse, menor produção de produtos secundários e maior rendimento.

Quanto maior a velocidade: maior a produção de glicerol, maior a infecção, maior estresse, alto custo da refrigeração, alto custo de antibiótico.

Principais subprodutos da fermentação alcoólica: Glicerol (protetor de estresse osmótico) e ácidos orgânicos (succínico e acético)

Fatores que causam perdas a fermentação: espuma, floculação.

Causas da floculação: resposta da levedura às mudanças do meio ambiente que podem ser provocados por exemplo por bactérias e também representa um mecanismo de defesa da levedura em condições desfavoráveis a sua sobrevivência, ou seja, uma estratégia de sobrevivência.

Fermentação descontínua: caracterizado pela inoculação e incubação de m.o de tal forma, a permitir que a fermentação ocorra sob condições ótimas. Adiciona-se somente oxigênio, ácido ou base (controle de pH) ou anti espumante. Uma característica básica deste processo é a Constancia volumétrica, pois não há adições de soluções e nem perda de liquido por evaporação.

Vantagens: menor risco de contaminação, grande flexibilidade de operação, realizaçções de fases sucessivas no mesmo recipiente.

Desvantagens: baixo rendimento, quando o substrato é adicionado de uma vez no inicio da fermentação, apresenta tempos mortos elevados.

Fermentação descontínua alimentada: definido como uma técnica em que um ou mais nutrientes são adicionados ao fermentador durante o cultivo. Após o enchimento da dorna o processo passa a ter características clássicas descontínua.

Finalidades ao se empregar F. Desc. Alimentada: minimização dos efeitos do controle do metabolismo celular, Minimização da formação de produtos de metabolismo tóxicos, Adequação do processo fermentativo a condições operacionais.

Fermentação semicontínua: após colocados no reator o meio de fermentação e o inoculo: aguarda-se o término da fermentação, retira-se parte do meio fermentado, deixando o restante no reator, adiciona-se ao reator um volume de meio de fermentação igual ao volume do meio fermentado retirado no segundo item. (o meio fermentado não retirado do reator serve de inoculo ao meio de fermentação adicionado.

Características: empregado quando o volume de produção é pequeno, possibilidade de operar o fermentador por longos períodos sem que seja necessário preparar novo inoculo, possibilidade de conseguir produtividade maior do que ferm. Descontínua clássica.

Fermentação contínua: possui uma alimentação contínua de meio de cultura a uma determinada vazão constante, sendo o volume mantido constante através da retirada contínua de caldo do fermentador. Pode operar por longos períodos de tempo em estado estacionário.

Vantagens: aumento da produtividade, obtenção de caldo fermentado uniforme, menor necessidade de mão de obra.

Desvantagens: maior investimento inicial, pode ocorrer mutações genéticas, dificuldade de manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com