TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Microbiologia

Trabalho Escolar: Questionário Microbiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 6

1. Apresente o conceito de antibiótico

Os antibióticos são substâncias químicas produzidas por organismos vivos (a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos), produzidos em laboratórios farmacêuticos. Os antibióticos são utilizados para tratar diversas infecções bacterianas, pois matam ou retardam o crescimento de bactérias

2. O que significa mecanismo de ação de um antibiótico?

Os antibióticos matam as bactérias, que são organismos unicelulares. Se uma delas passa por nosso sistema imunológico e começa a se reproduzir dentro dos nossos corpos, pode causar doenças. Então mata-se as bactérias para eliminar a doença.O antibiótico é seletivo, ele irá matar ou inibir a bactéria desejada sem afetar as células do nosso corpo.

3. Discuta técnicas de antibiogramas e os seguintes resultados de acordo com o teste aplicado "resistente" , "intermediário", "moderadamente sensível" e "sensível", dependendo ou não da formação de haloinibitório e também de seu diâmetro.

O antibiograma é uma técnica microbiológica que determina a sensibilidade ou resistência bacterina a um ou mais agentes antimicrobianos. O seu objetivo não é apenas analisar o aspecto de sensibilidade e resistência das bactérias à droga, mas também determinar a concentração mínima inibitória, ou seja, a concentração mínima do antimicrobiano necessária para inibir a multiplicação de um isolado bacteriano. A automação do antibiograma também permite a avaliação da concentração inibitória mínima, traduzida como a menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o crescimento do microrganismo in vitro.

Sensível: Indica que houve inibição do crescimento (in vitro) da espécie bacteriana pelo agente antimicrobiano específico. Isso implica que o microrganismo deve responder às doses usuais do agente antimicrobiano em questão administrado pela via apropriada, incluindo a oral.

Intermediário: Nesta categoria agrupam-se os antimicrobianos que têm aplicabilidade clínica em alguns sítios do organismo, onde normalmente se concentram (em geral, quinolonas e beta-lactâmicos na urina) ou quando altas doses podem ser utilizadas com fins terapêuticos (em geral, beta-lactâmicos).

Resistente: Indica que não há inibição do crescimento bacteriano (in vitro) pelo agente antimicrobiano testado. Neste caso, o uso destes agentes antimicrobianos se restringe a certos fluidos corporais, onde se alcançam altas concentrações das drogas.

4. Pesquise exemplos de 5 antibióticos e discuta os mecanismos de ação.

Penicilinas : Mecanismo de ação: as penicilinas, a exemplo de todos os antibióticos B-lactâmicos, inibem o crescimento das bactérias ao interferir numa etapa específica da síntese da parede celular bacteriana. A parede celular é uma camada externa rígida que não ocorre nas células animais. Circunda totalmente a membrana citoplasmática, mantendo a forma da célula e impedindo a sua lise em consequência da alta pressão osmótica. A parede celular é composta de um complexo polímero de ligação cruzada, o peptidoglicano, que consiste em polissacarídeos que contém aminoaçúcares alternados, N-acetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico. Existe um peptídeo de cinco aminoácidos ligado ao açúcar de acido N-acetilmurâmico. Esse peptídeo termina em D-Alanil-D-Alanil. As proteínas de ligação da penicilina catalisam a reação de transpeptidase que remove a alanina terminal para formar uma ligação cruzada com um peptídeo adjacente, conferindo á parede celular a sua rigidez estrutural.

Cefalosporinas e Cefamicinas: Mecanismo de ação: Assemelham-se às penicilinas do ponto de vista químico, no seu mecanismo de ação e na sua toxicidade. As cefalosporinas são mais estáveis do que as penicilinas a muitas B-lactmases bacterinas e Listeria monocytogenes.

Monobactâmicos: Mecanismos de ação: Mostram-se relativamente resistentes às B-lactamases e exibem atividade contra bastonetes Gram-negativos. Não têm nenhuma atividade contra bactérias Gram-positivas ou anaeróbicas. Assemelham-se aos aminoglicosídios no seu espectro de atividade.

Vancomicina: Mecanismo de ação: A vancomicina inibe a síntese da parede celular ao ligar-se firmemente á extremidade terminal D-Ala-Dala do pentapeptídeo peptidoglicano em crescimento. Essa ligação inibe a transglicosilase, impedindo o alongamento do peptidoglicano e a ligação cruzada. Por conseguinte, o peptidoglicano é enfraquecido, e a célula torna-se suscetível á lise. A membrana celular também é danificada, contribuindo para o efeito antibacteriano.

Teicoplanina: Mecanismo de ação: é um antibiótico glicopeptídico muito semelhante à vancomicina no seu mecanismo de ação e espectro antibacteriano. Ao contrário da vancomicina, ela pode ser administrada por via intramuscular e intravenoso. A Teicoplanina possui meia-vida prolongada, permitindo a administração de uma única dose por dia. A droga é disponível na Europa, Porém ainda não foi provada para uso nos Estados Unidos.

5. Qual é a diferença entre um antibiótico bactericida e bacteriostático?

Os bacteriostáticos interrompem a reprodução da bactéria ou inibem seu metabolismo, deixando para o sistema imune a tarefa de eliminara infecção. Já os bactericidas tem efeito letal sobre a bactéria, mas não destroi a célula morta, sendo assim, um antiótico que elimina as bactérias provocando destruição da parede bacteriana.

6. Pesquise exemplos de 5 antifungos e discuta os mecanismos de ação.

Anfotericina B: Mecanismo de ação: é seletiva no seu efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com