TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De Evolucao

Casos: Questoes De Evolucao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

1- Defina Especiação?

R: É o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Este processo pode ser uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Há quatro modos principais de especiação: a especiação alopátrica, simpátrica, parapátrica e peripátrica. A especiação pode também ser induzida artificialmente, através de cruzamentos selecionados ou experiências laboratoriais.

2- Diferencie o conceito de espécie clássica da moderna?

R: Clássico o dá Sistemática conjunto de indivíduos que podem se reproduzir entre si e deixar descendentes férteis.

Moderno grupo de populações naturais que podem se intercruzar e que são isolados reprodutivamente de outros grupos semelhantes.

3- Membros de espécies diferentes podem possuir semelhanças genéticas. Discuta?

R: Possuem genéticas, ecológicas, fisiológicas, morfológicas e comportamentais.

4- Como pode ocorrer o Isolamento reprodutivo?

R: Este tipo de isolamento é o que impede que o patrimônio genético de espécies diferentes seja compartilhado. Assim as espécies se preservam e continuam a evoluir, seguindo as leis de adaptação ao meio ambiente. Os indivíduos de espécies diferentes podem até cruzar, porém ainda assim estarão isolados reprodutivamente. Isso porque existem diferentes níveis onde este isolamento se evidencia: em alguns casos, espécies diferentes não se cruzam, pois a diferença estrutural entre elas não permite tal fato; em outros casos, espécies diferentes podem até se cruzar, mas o espermatozoide não fecunda o óvulo, ou o embrião é inviável, ou o híbrido resultante é estéril. Em certos casos o híbrido pode até mesmo gerar descendentes, mas este serão muito fraco e estéril.

5- Diferencie modos de Isolamentos Reprodutivos; Pré Zigótico e Pós Zigótico?

R: Processo de isolamento pré-zigóticos → causam empecilhos relativos à fecundação dos gametas, impedindo a formação do zigoto.

pré-zigóticos / pré-cruzamento / pré-copulatórios isolamento desenvolvido gradualmente pela seleção natural, evitando a formação de híbridos mal adaptados entre duas espécies incipientes.

Processo de isolamento pós-zigóticos → proporcionais ao desenvolvimento de um organismo híbrido e sua viabilidade reprodutiva. Pós-zigóticos / pós-cruzamento / pós-copulatórios desperdiçam gametas, portanto energia.

6- Caracterize os mecanismos Pré zigóticos mais frequentes e exemplifique cada um deles?

R: Pré Zigóticos: Isolamento ecológico ou de habitat

Isolamento etológico ou sexual - atração mútua entre os sexos de espécies diferentes é fraca ou nula.

Isolamento sazonal ou temporal- épocas de floração ou cruzamento ocorrem em estações diferentes.

Isolamento mecânico - ausências de correspondência física da genitália ou das partes da flor evitam a copula ou polinização.

Isolamento por especificidade dos polinizadores.

Isolamento gamético- gametas não são atraídos um pelo outro ou gametas ou gametófitos são inviáveis nos dutos sexuais ou nos estiletes de outra espécie.

Isolamento estacional, sazonal ou temporal: ocorre quando duas populações, mesmo em simpatria, reproduzem em períodos diferentes. Bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com