TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Toxicologia

Artigo: Questões De Toxicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais os quatro processos da intoxicação?

Quando o agente químico entra em contato com o agente biológico, até o momento em que a intoxicação é visualizada através dos sinais e sintomas clínicos, ocorre uma serie de etapas metabólicas que compõem as chamadas Fases da Intoxicação que são quatro: Fase de Exposição, Fase Toxicocinética; Fase Toxicodinâmica; Fase Clínica.

2. A eliminação de xenobióticos é composta de dois processos a biotransformação e a excreção, qual a importância da biotransformação para o organismo vivo?

A intensidade e duração de uma ação tóxica é determinada, principalmente, pela velocidade de biotransformação do agente no organismo. Em outras palavras podemos conceituar biotransformação como sendo o conjunto de alterações maiores ou menores que um agente químico sofre no organismo, visando aumentar sua polaridade e facilitar sua excreção.

3. Qual a importância da biotransformação para as análises toxicológicas?

Esta reside no fato de que a forma mais comum de se encontrar o agente tóxico em material biológico é como produto biotransformado. Assim, conhecendo a biotransformação do AT, sabe-se o que procurar na amostra enviada ao laboratório. Além disto, conhecendo-se a biotransformação e os metabólitos formados, fica mais fácil saber que tipo de amostra é a mais indicada para ser requisitada.

4. Qual a importância dos testes de toxicidade?

Os testes de toxicidade tem grande importância, pois são os mesmo que fornecem dados necessários a serem utilizados nas avaliações do Risco de uso da substância analisada, para o homem e estabelece os limites de segurança na exposição ao agente químico.

5. No Brasil há uma resolução 1/78 (D.O 17/10/78) do conselho nacional de saúde que estabelece 5 tipos de ensaios de toxicidade, quais seriam esses ensaios necessários, aqui no Brasil?

Toxicidade de fase aguda, sub-aguda, crônica teratogênica, embriotoxicidade e estudos especiais (estudos comportamentais, carcinigênicidade, etc.).

6. Várias proteínas do plasma podem se ligar a constituintes endógenos e também aos xenobióticos.Temos que as proteínas plasmáticas não possuem sítios específicos de ligação, conseqüentemente mais substâncias podem competir pelo mesmo sítio protéico, sendo essa competição entre dois ou mais xenobióticos e substratos endógenos. De que maneira isso pode causar alguém tipo de intoxicação? Cite exemplos.

Efeitos tóxicos severos podem aparecer quando há um deslocamento anormal dos xenobióticos de seus sítios de ligação protéica. Como conseqüência ocorrerá um aumento na concentração livre de um dos fármacos e, portanto, o risco de intoxicação. Ex.: sulfonamidas e bilirrubina competem pelo mesmo sítio da albumina; o warfarin (anticoagulante) é geralmente deslocado pelo AAS.

7. Durante a o contato entre o agente tóxico e a superfície corpórea do individuo, a intensidade da atuação do mesmo depende de alguns fatores entre eles a via ou o local de exposição, cite as principais vias de exposição.

As principais vias de exposição, através das quais os agentes tóxicos são introduzidos podemos citar a via gastrintestinal (ingestão), a via pulmonar (inalação), via cutânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com