TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Organica

Monografias: Quimica Organica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Parafina

A parafina é um derivado do petróleo de cor clara. Essa palavra pode ser usada com um sinônimo para alcano.

Alcanos são os compostos orgânicos formados apenas por Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) de cadeia aberta e apenas ligações saturadas, ou seja, apenas ligações simples entre os elementos. Explicando de acordo com o arranjo dos átomos, pode-se dizer que nos alcanos, todos os átomos de carbono se encontra na sua forma sp3, fazendo quatro ligações de mesmo tamanho em um formato espacial de um tetraedro. A fórmula geral para esse tipo de composto é CnH2n+2. A temperatura ambiente ela se encontra no estado sólido, passando para o estado líquido a partir de 37°C.

Metano

O metano também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

Propano

O propano consiste num hidrocarboneto alifático saturado, de fórmula CH3CH2CH3. Possui um ponto de fusão de -190 ºC e um ponto de ebulição de -42 ºC. É um gás incolor e inodoro, terceiro membro da série dos alcanos, que se obtém como subproduto na produção do coque e nas refinarias de petróleo. Apresenta-se comercialmente na forma líquida, em garrafas de aço. Utiliza-se para iluminação e aquecimento, em síntese orgânica e para o fabrico de propeno e de etileno.

Butano

O butano é um hidrocarboneto gasoso,composto orgânico cujos átomos de carbono

se encontram dispostos em cadeias lineares. Fórmula C4H10 é um gás altamente inflamável, portanto deve ser manuseado de maneira correta.

Etano

O etano é a molécula mais simples dos alcanos, que são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam apenas ligações simples. Fórmula C2H6 trata-se de uma molécula que apresenta dois átomos de carbono, ligados entre si por meio de uma ligação simples, cada um fazendo mais três ligações com átomos de hidrogênio. Os carbonos da molécula de eteno apresentam hibridização do tipo sp3.

Etino

Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação tripla entre carbonos. O mais simples e também mais importante dos alcinos é o etino (HC ≡ CH), mais conhecido como acetileno. Esse gás é pouco solúvel em água e muito solúvel em solventes orgânicos, como ocorre com todos os hidrocarbonetos.

Benzeno

O benzeno se apresenta em condições como um líquido incolor de aroma doce característico possui a fórmula C6H6. Mas seu vapor não deve ser aspirado já que ele é altamente tóxico, seus vapores causam de imediato, tonturas e em grande quantidade até inconsciência. A longo prazo, a inalação de benzeno é associada inclusive como causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com