TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Organica Aldeidos E Cetonas Adição Nucleofilica Ao Grupo Carbonila

Trabalho Universitário: Quimica Organica Aldeidos E Cetonas Adição Nucleofilica Ao Grupo Carbonila. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Anticoncepção é o uso de métodos e técnicas com a finalidade de impedir que a prática de relacionamento sexual resulte em gravidez. É um dos recursos para se desenvolver no Planejamento Familiar, pelo qual as pessoas desenvolvem prole de forma voluntária em tempo e em número programados. A ampliação do acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos é uma das ações imprescindíveis para que possamos garantir o exercício dos direitos reprodutivos no país. Para que isto se efetive, é preciso contar com profissionais capacitados para auxiliar a mulher a fazer sua opção contraceptiva em cada momento da vida.

Os métodos anticoncepcionais podem ser classificados de várias maneiras. Reconhece-se dois grandes grupos: Os métodos reversíveis: métodos comportamentais, métodos de barreira, dispositivos intra-uterinos, métodos hormonais e métodos de emergência. Os métodos irreversíveis são: esterilização cirúrgica feminina e esterilização cirúrgica masculina.

Nesse trabalho iremos abordar um dos métodos reversíveis, o DIU (Dispositivo Intra-uterino) e os métodos irreversíveis ou cirúrgicos, como a Laqueadura Tubária e a Vasectomia.

Richard Hichter, em 1909, idealizou o primeiro DIU com finalidade exclusivamente contraceptiva. Era feito com intestino do bicho seda e tinha forma de anel. De 1928 a 1930, Ernest Kraifenberg desenvolveu vários tipos de dispositivos, sendo o modelo em anel à base de fios de seda e prata empregado em milhares de alemãs. O grande marca na utilização do DIU foi no ano de 1960, sendo realizado em 1962, em Nova Iorque, a Population Council, primeira conferência internacional sobre DIU, onde médicos de vários países relataram suas experiências pessoais.

Há vários modelos de DIU, sendo os mais usados o T de Cobre 200, T de Cobre 380 A, Multiload 250 e 375 e Mirena. Os estudos mais importantes sobre esses dispositivos foram feitos e orientados por equipes da Organização Mundial da Saúde e desenvolvidos com o T Cu 380 A, razão porque deve ser o de uso recomendado.

Os métodos anticoncepcionais irreversíveis ou cirúrgicos, são procedimentos que resultam na esterilização seja do homem ou da mulher. Na mulher é realizado por meio da ligadura das trompas e no homem por meio da vasectomia. Há várias maneiras de se ter acesso cirúrgico às trompas, que são: Minilaparotomia, Laparotomia e Laparoscopia. Existem dois tipos de Vasectomia: convencional vasectomia e "N-bisturi" ou vasectomia "não-cirúrgico".

No entanto, a diferença é que a vasectomia não-cirúrgicos não envolve incisões no escroto. Em vez disso, um instrumento é usado para perfurar a pele e, em seguida, esticá-lo , a fim de alcançar os tubos. A vasectomia é considerado vantajoso para os homens , porque é uma cirurgia ambulatorial, que é relativamente rápido e indolor. Assim como a maioria dos procedimentos médicos, a vasectomia foi realizada primeiramente em animais antes de experimentá-la em seres humanos. A primeira vasectomia de que se tem notícia aconteceu em um cachorro, em 1823. Não temos certeza de quando aconteceu a primeira vasectomia em um homem, ou quem a sofreu.

Em relação a laqueadura tubária, segundo MARCOLINO (2000), até 1997, o procedimento não era recomendado, promovida e nem regulamentada pelo Ministério da Saúde e só podia ser feita no caso de riscos de vida para a mãe, exigindo autorização consubstanciada que demonstrasse a necessidade de sua realização.

Em 1997 o Ministério da Saúde, por meio da portaria no 144 e, posteriormente, da portaria no 048 incluiu a laqueadura tubária e a vasectomia no grupo de procedimentos cirúrgicos no Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com