TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REINO MONERA

Seminário: REINO MONERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

As algas podem ser encontradas em dois reinos com suas respectivas características.

REINO MONERA

• Classificação e características

São as chamadas cianobactérias ou cianofícias ou algas azuis. Essas algas são procariontes, unicelulares e autótrofas. Não possuem cloroplastos, mas fazem fotossíntese devido a presença das lamelas fotossintetizantes ;

• Reprodução

Reproduzem-se apenas de forma assexuada (bipartição ou cissiparidade)

REINO PROTISTA

• Características

As algas pertencentes a esse reino são eucariontes, uni ou pluricelulares, sendo que os componentes pluricelulares não formam tecidos verdadeiros e são autótrofas fotossintetizantes. Elas possuem clorofila, porém nem todas elas são verdes devidos a diferentes pigmentos que mascaram a cor verde da clorofila. E seu corpo é chamado de TALO, não há diferenciação de tecidos ou órgãos, não possuem raiz, nem folha nem caule.

Podem formar dois tipos de comunidades:

A) fitoplâncton: comunidade formada por microalgas, produtoras de alimento e oxigênio. É a base das cadeias alimentares aquáticas (“pasto marinho”).

B) fitobentos: comunidade de algas macroscópicas fixas no solo marinho.

• Classificação

Euglenofícea : É a única alga que não possui parede celular e que apresenta vacúolo contrátil, vive exclusivamente em ambiente de água doce.

Crisofíceas (algas douradas): Unicelulares e principais integrantes do fitoplâncton marinho; predomínio de pigmentos amarelos e marrons; As mais conhecidas são as diatomáceas; Possuem parede celular rica em sílica (dura); e podem servir na produção de velas,cremes esfoliantes etc.

Pirrofíceas ou dinoflageladas: Unicelulares, sendo a clorofila seu pigmento predominante (verde). Importantes componentes do fitoplâncton marinho. São as causadoras do fenômeno chamado maré vermelha: Fenômeno que provoca a morte de peixes e crustáceos devido a toxinas excretadas por estas algas que quando ingeridos por humanos pode causar intoxicações graves ou até a morte. Geralmente, o fenômeno está associado à eutrofização das águas: excesso de nutrientes (poluição orgânica) causa a proliferação dessas algas.

Clorofíceas ou algas verdes: Uni ou pluricelulares; Ocorrem em ambientes aquáticos, terrestre úmido ou até mesmo fazendo parte de associações mutualísticas, como nos líquens ( algas + fungos); São comestíveis;

Rodofíceas ou algas vermelhas: Também possuem representantes unicelulares e pluricelulares, sendo as últimas em maior número; Possuem na parede celular polissacarídeos como o ágar e o carragin, o primeiro é utilizado na produção de meio de cultivo para bactérias e fungos, e pelo fato de ser uma substância resistente a digestão em seres humanos, é utilizado na produção de laxantes. Já o carragin é uma substância gelatinosa usada na indústria alimentícia (produção de sorvetes) onde participa como agente espessante.

Feofíceas ou algas pardas (marrons): - São exclusivamente pluricelulares, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com