TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Monera

Pesquisas Acadêmicas: Reino Monera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

: Leia com atenção: “Nos fins de maio e nos meados de junho a população da Inglaterra e dos EUA foi abalada pelo que se apresentava como ominosa notícia: um pequeno surto de doença provocada por streptococo invasor do grupo A.

Embora o alastramento do mal não parecesse calamitoso, a rapidez da sua evolução e a letalidade de alguns casos contribuiu para que a imprensa sensacionalista divulgasse tratar-se dos primórdios de gravíssima pandemia.

Isso foi logo contestado pelos médicos, que informaram tratar-se de doença já conhecida e curável se atacada em tempo.

Os streptococos são micróbios que parecem microscópicas bolinhas (cocos), que se apresentam em pares ou em cadeias mais ou menos longos.

Muito difundido na natureza ocorre como formas saprófitas, que se desenvolve livremente na matéria orgânica, e como formas patogênicas, que causam muitas doenças no homem e nos animais.”

O micróbio referido no texto é:

(a) um vírus

(b) um protozoário

(c) um fungo

(d) uma bactéria

(e) uma larva

Leia o texto a seguir:

(...) Apesar de praticamente esquecido em boa parte do Brasil, a malária continua presente e é uma das doenças que mais mata no mundo. Segundo dados da OMS, ocorreram cerca de 273 milhões de casos de malária no mundo em 2008, que causaram 1,09 milhão de mortes, individualmente ou em combinação com outras doenças. A maior parte das mortes é de crianças com menos de cinco anos.

Mais de 40% da população mundial continua exposta a malária, que ocorre em cem países, principalmente na África, Ásia e América Latina. A doença continua presente em boa parte do Brasil e o mosquito transmissor, o Anopheles, é encontrado em vastas áreas povoadas.

Em São Paulo, a Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná, região oeste do estado, modificou recentemente a população de mosquitos transmissores. A construção de reservatório de 2250 km2 propiciou o aumento da presença de criadores dos mosquitos da região, entre eles o Anopheles darlingi, transmissor da malária (...)

João Carlos de Brito, Caderno Ciência e Meio Ambiente.

Fale sobre a interação entre a intervenção humana no meio ambiente e o surgimento e/ou aumento de certas doenças. (2,0)

6ª Questão: Em meados da década de 70, peixes, focas, e até animais domésticos, pareceram mortos numa grande extensão do litoral sul brasileiro. Alguns moradores também foram afetados, sentindo tonturas e graves problemas respiratórios.

Indicar a provável causa do fenômeno natural, conhecido como maré vermelha, que poderia ter causado tal tragédia ecológica.

(a) maré vermelha: crescimento exagerado de bactérias coliformes.

(b) maré vermelha: contaminação do mar por pesticidas tóxicos, letais para peixes.

(c) maré vermelha: floração de algas marinhas que liberam toxinas voláteis letais.

(d) maré vermelha: contaminação da água do mar causada por produtos químicos tóxicos que conferem ao mar coloração avermelhada.

(e) maré vermelha: multiplicação exagerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com