TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RIO TURIAÇU NO SÉCULO 21: BELEZAS NATURAIS E UMA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA.

Artigos Científicos: RIO TURIAÇU NO SÉCULO 21: BELEZAS NATURAIS E UMA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 16

RIO TURIAÇU NO SÉCULO 21: BELEZAS NATURAIS E UMA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA.

Beneilton de Jesus Silva *

RESUMO

Busca aprimorar de forma contextualizada o termo educação ambiental à realidade da sociedade helenense e comunidades ribeirinhas que retiram das águas do rio Turiaçu e seus afluentes sua alimentação e sustento econômico. Para tanto, aborda de forma sintética e impactante a relação do homem com a natureza desde a era neolítica à contemporaneidade. Enfatiza a origem, o paisagismo local, fauna, flora e variedades de peixes encontrados ao longo do curso do rio Turiaçu, bem como, discute os principais problemas ambientais pertinentes aos recursos hídricos enfrentados na atualidade pelos habitantes do município de Santa Helena, fruto do uso irracional de mananciais e reservas fluviais locais. Toma por base a pesquisa bibliográfica e informal e se dispõe a refletir com criticidade a problemática ambiental local, suas causas, impactos e possíveis resoluções.

Palavras-chave: Meio ambiente. Rio Turiaçu. Biodiversidade. Problemática ambiental.

ABSTRAC

Search to perfect and it forms structure the term environmental education to the reality of the society helenense and riverine communities that remove of the waters of the river Turiaçu and your your tributaries feeding and economical support. For so much, it approaches of synthetic form and impact the man's relationship with the nature since the neolithic era to the contemporary. It emphasizes the origin, the local landscape, fauna, flora and varieties of fish found along the course of the river Turiaçu, as well as, it discusses the principal pertinent environmental problems to the resources hídricos faced at the present time by the inhabitants of the municipal district of Santa Helena, fruit of the irrational use of springs and local fluvial reservations. It takes for base the bibliographical and informal research and it is disposed to contemplate with critical the problem environmental place, your causes, impacts and possible resolutions.

Word-key: Environment. river Turiaçu. Biodiversity. Environmental problem.

____________________________

* Beneilton de Jesus Silva, aluno do Curso de Especialização Latu Sensu em História Social do Instituto Daniel de La Touche. e-mail: professorbeneilton@hotmail.com

1. INTRODUÇÃO

A problemática ambiental constitui neste último século um importante e abrangente campo de estudo e pesquisa aos profissionais de todas as áreas, uma vez que o mundo, vítima da mentalidade primitiva do homem racional contemporâneo, enfrenta de norte a sul, a devastação de florestas nativas, bacias hidrográficas e demais espaços ambientais ricos em biodiversidade.

Diante dessa realidade, este trabalho procura estabelecer um elo entre as relações do homem e meio ambiente desde o período neolítico aos dias atuais. Aborda ainda a origem e importância do rio Turiaçu para o ecossistema da baixada ocidental maranhense, bem como, suas paisagens naturais, fauna e flora locais e ainda enumera parte das variedades de peixes existentes em seu leito e respectivos afluentes. Outro ponto importante deste enunciado baseia-se na listagem dos principais problemas ambientais vivenciados pelos moradores da sede do município de Santa Helena e comunidades ribeirinhas que habitam as margens do rio Turiaçu, como a pesca predatória, desmatamento da mata ciliar objetivando a propagação de roças e criação de gado comum e finalmente a retirada de seixo e areia junto ao leito dos rios e áreas lacustres como produto de venda junto a estabelecimentos ligados ao setor de infra-estrutura e construção civil.

Os assuntos aqui abordados foram selecionados e delimitados através de pesquisa junto a livros, artigos, revistas e outros periódicos de autores e organizações renomadas no que diz respeito à educação ambiental.

As informações hora disponibilizadas se traduzem em uma contribuição, visando aumentar o nível de consciência e responsabilidade do homem no seu relacionamento diário com o espaço ambiental, buscando de maneira responsável despertar as comunidades ribeirinhas, sindicatos da pesca e da lavoura, órgãos administrativos municipais e sociedade em geral sobre a criação e aprovação de leis municipais que possam direcionar sua aplicabilidade à proteção, preservação e revitalização do rio Turiaçu e seus afluentes.

Assim, a problemática ambiental que nos cerca deve ser alvo de constante debate pelas escolas integrantes do sistema de ensino local, já que, recai sobre si a responsabilidade instransponível de orientar, educar e preparar o indivíduo para o mundo que o rodeia, de modo que o mesmo compartilhe com os membros da sociedade que o ampara suas experiências e aprendizado, construídos ao longo todo o processo ensino-aprendizagem.

2. UM BREVE HISTÓRICO: DA CAVERNA AO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO.

Segundo referenciais fornecidos pela História da humanidade, a relação homem x meio ambiente se estreitou há pelo menos 10.000 anos (período neolítico), quando os povos pré-históricos iniciaram novos modos de relacionamento com a natureza: passaram a interferir de forma ativa no ambiente, cultivando plantas, domesticando e criando animais, surgia então a agricultura e a domesticação da natureza. De simples nômade, o homem passa a edificar as primeiras sociedades agropastoris.

As sociedades clássicas da antiguidade com destaque à memorável Grécia antiga tornaram divina a figura do meio ambiente através da sua personificação contada pela mitologia, sem falar do culto ao deus sol (natureza) apregoado pelas sociedades primitivas americanas: incas, maias e astecas. Seguindo tal raciocínio, vale mencionar as afirmativas de Fernando Antonio da C. Vieira em seu artigo meio ambiente e homem: um olhar marxista:

Desde o início da história dos homens, o convívio com o meio ambiente marcou a própria capacidade de sobrevivência da espécie, na medida em que dependia dos produtos coletados e da caça. Esta percepção da dependência ao meio em que viviam se configurou na deificação do meio ambiente e na adoração da mãe-natureza. (VIEIRA, 2008)

No Medievo acontece uma nova ruptura entre homem x natureza, esta é inferiorizada, aquele se torna sujeito capaz de fazer cultura.

Com o advento do Iluminismo (Séc. XVIII/XIX),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com