TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razões para o aparecimento de LV

Artigo: Razões para o aparecimento de LV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Neste estudo, verificou-se que o perfil dos casos de LV no município de Montes Claros está relacionado a crianças e pessoas com baixa escolaridade. A LV foi mais freqüente em pessoas do sexo masculino. Esses resultados corroboram com o estudo de Cardoso (2007), realizado com crianças internadas em um hospital situado na regional da Asa Sul.

Em estudo feito por Gomes et al. (2009), observou-se que o município de Montes Claros possui ambientes propícios para ocorrência da LV, sendo que a presença de animais em domicílio é muito grande, facilitando assim a contaminação pelo flebotomíneo.

É uma doença que pode atingir todas as faixas etárias, sendo mais frequente em crianças no seu primeiro ano de vida (BRASIL, 2006). Suas habitações são, na maioria, muito precárias, pobres com deficiência na coleta de lixo, e presença de animais domésticos no intradomicílio e peridomicílio, assim como o acúmulo de matéria orgânica proporcionando condições favoráveis para desenvolvimento da doença.

A leishmaniose visceral tem deixado de ser uma doença rural, passando a ser frequente na zona urbana, com um índice de incidência aumentado nas cidades de médio e grande porte como foi visto em estudo feito por Brustoloni (2006).

Estudo feito por Miranda (2008), evidencia-se que a LV é uma doença de expansão no Norte de Minas, com forte tendência para urbanização como foi citado por Silva et al. (2007).

Para Barata (2011), quanto menor a resposta imunológica do paciente, menor será sua resposta terapêutica, e maior será o aparecimento de novas infecções.

As medicações para o tratamento da LV mais utilizadas são o antimonial pentavalente e o antimoniato N-metil glucamina. O antimonial pentavalente como foi citado em estudo feito por Gomes et al. (2009), é o mais utilizado devido a sua eficácia no tratamento pois causa efeitos adversos de pouca gravidade.

É importante ressaltar a necessidade de profissionais capacitados que façam o reconhecimento precoce das doenças, o monitoramento clínico e laboratorial para tratamento das possíveis complicações, bem como ações com objetivo de diminuir o número de casos de óbitos através do diagnóstico precoce e tratamento imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com