TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO HISTÓRICO DO APARECIMENTO DA SOCIOLOGIA

Monografias: CONTEXTO HISTÓRICO DO APARECIMENTO DA SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Com o argumento que a Revolução Industrial trouxe à sociedade “novas formas de pensar”, aponte quais seriam estas formas de pensar e quais suas consequências a modernidade.

As novas formas de pensar são resultados das mudanças comportamentais e sociológicas trazidas pela Revolução Industrial. Na idade média, a autoridade divina era responsável por justificar qualquer fato que ocorresse.

Estas formas, no entanto, surgiram para desmitificar e questionar afirmações e ideologias pregadas a sociedade. A partir do século XVI eram muitas as pessoas que modificaram a maneira de interpretar os fatos, pessoas cultas que renunciaram a submissão de ideias e afirmações consideradas como absolutas verdades. Neste momento surgem o Racionalismo e Positivismo, como as “novas formas de pensar”:

O espírito conduzido pela dúvida;

• A realidade é investigada e suas mudanças são resultados de conhecimentos práticos;

• O indivíduo é visto como elemento importante e constituinte do que chamamos sociedade;

• A sociedade vista como um organismo completo, onde seus problemas são vistos como patologias ( Durkeim ), do qual só o entendimento dos seus sintomas aos problemas.

O Racionalismo prioriza a razão como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos. O Racionalismo surge da luta contra o senso comum e contra a formulação de regras. Esta forma de pensar tornou possível a indagação, o questionamento contraditório em busca pela razão, antes inexistente, a final somos seres racionais capazes de construir ideias e não somente acatar tudo o que nos é imposto.

O Positivismo por sua vez, defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos.

Ambas as formas de pensar, estão presentes na modernidade como forma democrática, fazendo com que a sociedade questione, duvide dos fatos e posicione-se opostamente àquilo que não concordam ou julga incorreto.

De que forma o contexto da Revolução Industrial influencia o surgimento da Sociologia? Quais seriam seus objetivos?

As diversas transformações trazidas pela RI acarretaram além de novas formas de pensar, um desenvolvimento científico que explorasse o comportamento da sociedade. Em um momento de evolução intelectual, o estudo social era de suma importância, tornando a sociologia um setor especializado de conhecimento como ciência. A sociologia neste caso, nasceu da necessidade de aplicar o ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais.

A sociologia busca principalmente entender a vida em sociedade. Consiste também em apliar o âmbito da percepção social além daquilo que antes era limitado, exprimindo assim o conhecimento científico e o controle da sociedade.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com