TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Extracao Dna Cebola

Monografias: Relatorio Extracao Dna Cebola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  2.545 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CURSO DE QUÍMICA

POLO: BEQUIMÃO

MARIA DA CONCEIÇÃO COÊLHO DA HORA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – EXTRAÇÃO DO DNA DA CEBOLA

Bequimão – MA

2013 M

1. AULA PRÁTICA Nº 01 03

1.1 RESUMO 03

1.2 INTRODUÇÃO 03

1.3 MATERIAL E MÉTODOS 04

1.4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 05

1.5 CONCLUSÃO 06

REFERÊNCIAS 07

SUMÁRIO

1. AULA PRÁTICA Nº 01

Título: Extração do DNA

1.1 RESUMO

Esta prática realizada teve por objetivo a extração do DNA da cebola com uso de objetos e reagentes do cotidiano, que não permitindo a separação do DNA de proteínas e de RNA, possibilita a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos.

1.2 INTRODUÇÃO

O ácido desoxirribonucleico ou DNA, é um longo polímero de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster entre o terceiro e quinto átomos de carbono dos anéis de açúcar adjacentes. O açúcar no DNA é 2-desoxirribose, uma pentose (açúcar com cinco carbonos). Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas que são a adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Estas bases são classificadas em dois tipos; a adenina e guanina são compostos heterocíclicos chamados purinas, enquanto que a citosina e timina são pirimidinas. Estas quatro bases ligam-se ao açúcar/fosfato para formar o nucleotídeo completo.

Numa dupla hélice, a direção dos nucleotídeos de uma cadeia é oposta à direção dos nucleotídeos da outra cadeia. O formato das cadeias do DNA é designado antiparalelo. As terminações assimétricas das cadeias de DNA são designadas terminais cinco linha e três linha, dupla hélice do DNA é estabilizada por pontes de hidrogênio entre as bases presas às duas cadeias.

A dupla hélice do DNA é estabilizada por pontes de hidrogênio entre as bases presas às duas cadeias. Os nucleotídeos estão presentes em ambas as cadeias da dupla hélice, unidos com nucleotídeos da mesma cadeia por ligações fosfodiéster e à cadeia complementar através de pontes de hidrogênio formadas pelas suas bases. Em geral, uma base ligada a um açúcar é chamada nucleosídeo e uma base ligada a um açúcar e um ou mais fosfatos é chamada nucleotídeo. Portanto, o ADN pode ser referido como um polinucleotídeo. A sequência de bases ao longo da molécula de ADN constitui a informação genética. A leitura destas sequências é feita através do código genético, que especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. Dentro da célula, o DNA pode ser observado numa estrutura chamada cromossoma durante a metáfase.

O DNA é o responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética que é expressa pela produção das variadas proteínas que compõem um ser vivo. Esta informação é copiada ou transcrita nas moléculas de RNA, cujas sequências contêm o código para a ordenação específica de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica que formarão as proteínas.

O DNA é a molécula que coordena toda a atividade celular. É nesta a molécula que se encontra armazenado o código genético de cada individuo, fazendo com que este possua todas as suas características físicas. O DNA também é responsável pelas semelhanças e diferenças entre indivíduos da mesma família, pois cada individuo herda um programa genético dos seus antepassados, no entanto esse programa não se repete, o que faz com que todos os indivíduos sejam diferentes e únicos. As moléculas de DNA são encontradas dentro das células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias. Com exceção das bactérias, nas quais o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado no núcleo.O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

1.3 MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais:

 01 Béquer

 01 Erlenmeyer

 01 Panela

 01 Suporte de metal

 01 Papel filtro

 01 Funil

 01 faca

 01 Cebola média

 01 colher de chá de NaCl (Sal de cozinha)

 02 colheres de sopa de Detergente incolor

 140 ml de Álcool etílico 95% gelado

 150 ml de Água filtrada

 Gelo

Procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com