TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Extracao Com Solvente

Artigos Científicos: Relatorio Extracao Com Solvente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O processo de Extração consiste na separação de um componente de uma mistura, por meio de um solvente. Esta operação é largamente empregada para separar um composto orgânico de soluções ou suspensões aquosas onde se encontram.

A extração fundamenta-se no fato de que as substancias orgânicas são, em geral solúveis em solventes orgânicos e muito pouso solúveis na água, de modo que, ao se formar duas fases pela adição de solvente, após a agitação, a substancia passa em maior parte da fase aquosa para o solvente. Nos processos de extração para separar compostos orgânicos de soluções ou suspensões aquosas, o solvente extrator não deve ser solúvel em água nem reagir quimicamente com a substância separada.

Numa extração, todos os compostos solúveis em água, permanecem na fase aquosa, passando para o solvente o composto, que pode ser um hidrocarboneto, um haleto de alquila ou uma substância cuja estrutura não tem condições de fazer associação molecular ou ponte de hidrogênio. [1]

Quando um soluto "A", contido no solvente 1, é agitado com um segundo solvente 2, imiscível com o primeiro, o soluto se distribui entre as duas fases líquidas. Após a separação das duas fases, estabelece-se uma situação de equilíbrio em que a relação das concentrações do soluto nas duas fases é uma constante "K" (coeficiente de partição).

Segundo a lei de Nerst: K = C2 / C1

Onde C1 e C2 são as concentrações do soluto "A" nos solventes 1 e 2.

O coeficiente de partição depende da natureza do solvente usado em cada caso e da temperatura. O soluto passa para o segundo solvente em uma quantidade determinada porque segue sendo solúvel no primeiro solvente e porque pode saturar o segundo solvente, dependendo de sua solubilidade no mesmo. Em geral, escolhe-se como solvente extrator um que solubilize o soluto muito mais que o solvente original. O efeito da temperatura é óbvio: excetuando-se algumas substâncias que possuem um comportamento anômalo, na maior parte dos casos quanto maior a temperatura do solvente maior a solubilidade (um exemplo de comportamento anômalo é o oxalato de cálcio que é mais solúvel em água a frio do que a quente). A eficiência da extração está diretamente relacionada com a quantidade de solvente empregado e, principalmente, com o número de vezes (ciclos) em que a extração é repetida. [2]

A extração pode ser simples ou múltipla. Uma extração simples é realizada em apenas uma etapa, ou seja, determinamos o volume do solvente e realizamos a extração com todo esse volume de uma única vez. Já a extração múltipla envolve duas ou mais extrações simples.

Existem duas técnicas de extração: continua ou descontínua. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, emprega-se o método descontinuo, caso contrario utiliza-se o método continuo. A escolha do solvente e feita a partir da facilidade de dissolução da substancia e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação. [3]

A extração descontinua é empregada quando existe maior solubilidade em solvente do que em água. Consiste em agitar uma solução aquosa com um solvente orgânico num funil de separação, a fim de extrair determinada substância. Nesse método não é conveniente separar as substâncias da mistura com muito solvente de uma vez só, o melhor e repetir a operação varias vezes com pequenas porções de solvente, sempre puro, pois isso garante resultados finais com mais rendimento.

Figura 1 - Extração com solvente utilizando o funil de separação

A extração continua é empregada quando o composto orgânico é mais solúvel em agua do que no solvente orgânico. Nesta técnica usa-se o extrator tipo soxhlet. O conjunto de soxhlet foi desenhado de modo a permitir que uma determinada quantidade de solvente puro passe repetidamente sobre a substância a extrair (realização de ciclos). Cada ciclo corresponde a uma extração descontinua e o resultado final corresponde a uma retirada total do material a ser extraído. [4]

2. Objetivo

Promover a separação do Iodo presente em amostra de água e iodeto de potássio por extração com solvente orgânico (n-hexano)

3. Materiais

3.1 Vidrarias

2 Funil de Separação 250mL

4 Béquer 50mL

2 Provetas 50mL

1 Bastão de Vidro

1 Dessecador

1 Béquer 600mL

3.2 Instrumentos

1 Suporte universal

1 Argola

2 Rolhas

3.3 Reagentes e Insumos

Solução de Iodo

N-hexano

3.4 Equipamentos.

Balança Analítica

Placa de Aquecimento

4. Métodos: extração simples.

Extração múltipla:

5. Resultados e Discussões

. Após a realização do experimento pode-se perceber que o iodo, apesar de ser apolar ele se dissolve bem em meio aquoso (meio polar) quando na solução houver a presença do iodeto de potássio. Isso é explicado pela formação do íon triiodeto como mostra a equação a seguir: KI + I2 ↔ K+ + I3-.

Entretanto, como a solução entrou em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com