TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sensações Somáticas

Ensaios: Relatório Sensações Somáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................................03

2 OBJETIVOS.......................................................................................................................04

3 MATERIAL E MÉTODOS...............................................................................................05

4 RESULTADOS...................................................................................................................07

5 DISCUSSÃO.......................................................................................................................09

6 CONCLUSÃO....................................................................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O corpo humano compreende o sentido somático (ou sistema sensorial) e o sentido especial. Os sentidos somáticos são os mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais do corpo. Esses sentidos são distinguidos dos sentidos especiais, que significam, especificamente, a visão, a audição, a olfação, a gustação e o equilíbrio (GUYTON, 2002).

O objetivo final da maior parte das estimulações sensoriais é dar conhecimento à psique do estado do organismo e das suas vizinhanças. Portanto, é importante discutir brevemente alguns dos princípios relacionados à transmissão da intensidade do estímulo sensorial até os níveis mais altos do sistema nervoso (GUYTON, 2002).

O organismo humano recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações), sendo que somente os necessários são interpretados. Os estímulos recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.

Os sentidos somáticos podem ser classificados em três tipos fisiológicos: (1) os sentidos somáticos mecanorreceptivos, que incluem as sensações tanto táteis quanto de posição, que são estimuladas pelo deslocamento mecânico de alguns tecidos do corpo; (2) os sentidos termorreceptivos, que detectam o calor e o frio; e (3) o sentido da dor, que é ativado por qualquer fator que lese os tecidos (GUYTON, 2002).

O sistema nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações sobre as mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas.

2 OBJETIVOS

Este estudo tem como objetivo discutir como esses receptores se comportam mediante os estímulos aplicados e os mecanismos básicos pelos quais esses receptores transformam os estímulos sensoriais em sinais nervosos.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

• Termômetro

• Água liquida

• Bacias

• Gelo

• Béqueres

• Tubos de ensaio

• Cronômetro

• Carimbo

• Compasso

2 – MÉTODOS

Verificaram-se seis tipos de sensações somáticas sensoriais, que se encontram relacionadas abaixo:

• Colocou-se o dedo indicador em uma bacia com água a 50°C por 15 segundos. Algum tempo depois, introduziu-se a mão inteira por mais 15 segundos. Repetiu-se o procedimento, porém com a água a 10°C. Comparou-se as sensações experimentadas nos testes com as duas temperaturas.

• Colocou-se simultaneamente uma das mãos em água a 50°C e a outra mão em água a 10°C durante 2 segundos. Depois, colocaram-se as duas mãos ao mesmo tempo em uma bacia com água a 33°C.

• Aplicou-se sobre a fronte um tubo de ensaio com gelo durante 15 segundos, depois durante um minuto. Repetiu-se o procedimento utilizando o tubo de ensaio com água a 50°C. Dessa forma, testou-se o tempo de persistência das sensações de frio e calor após a retirada dos tubos utilizando os dois intervalos de tempo.

• Foram preparados dois béqueres com água quente. Encostou-se um béquer nos lábios e no outro se introduziu um dedo. Assim, foi possível concluir em qual das duas regiões do corpo foi mais difícil resistir à temperatura.

• Escreveu-se com o dedo na testa de um colega de olhos fechados as letras b, d, p e q, aleatoriamente, escritas em minúsculo. Em seguida, o colega disse quais letras foram identificadas por ele.

• O último teste consistiu em carimbar o colega com um carimbo quadriculado no dorso da mão, na lateral do dedo indicador, na parte ventral do antebraço, na face e nas costas, sempre do mesmo lado do corpo. Cada quadro do carimbo correspondia a 0,5x0,5cm, sendo a distância de um quadro pra outro de 0,5cm. Entre dois quadrinhos, a distancia era de 1,0cm; entre três quadrinhos, 1,5cm; e assim por diante. Depois, usando um compasso, espetou-se levemente um voluntário de olhos vendados, com as duas pontas do compasso ao mesmo tempo. Perguntou-se então se ele sentiu um ou dois pontos, repetindo o procedimento nas diferentes regiões do corpo, com aberturas diferentes do compasso. Anotou-se então, a distância mínima em que o colega percebeu claramente dois pontos estimulados.

4 RESULTADOS

Na primeira experiência, constatou-se que a sensação térmica foi menos suportável ao introduzir a mão, tanto na água a 50°C quanto na água a 10°C, ou seja, a sensação térmica foi maior do que na introdução do dedo.

Na segunda experiência, ao colocar a mão na água a 50°C obteve-se uma sensação de calor, enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com