TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Microscopia óptica E Seus Fundamentos

Monografias: Relatório Sobre Microscopia óptica E Seus Fundamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  5.506 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

“A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas com a vida, como é o caso da célula e de toda a sua estrutura de funcionamento.”

Fonte: http://www.infopedia.pt/$historia-da-microscopia;jsessionid=-Yr-WrEIQV-geBKXajkLjg__

A microscopia óptica não tem uma data definida de origem, mas sabe-se que surgiu depois da invenção da lupa por Galileu. Apesar de antiga, é uma das mais importantes técnicas para visualizar imagens que o olho humano não é capaz de ver. O microscópio óptico foi aperfeiçoado e hoje é amplamente utilizado para a observação de microorganismos e estruturas biológicas. Com a finalidade de iniciar os estudos práticos na biologia celular, realizamos uma aula a respeito do funcionamento do microscópio óptico e suas características. O aparelho é constituído basicamente de lentes com variados graus de aumento, fonte de luz e acessórios para regulagem do foco. A combinação das lentes proporciona um aumento de até 400x. Para dominarmos o manuseio do aparelho, utilizamos material fornecido pela instituição e nos dividimos em duplas. Cada dupla teve acesso a um microscópio óptico e devia observar o material explorando tamanhos da fonte e tipos de aumento.

HIPÓTESE

Há diferenças quanto à capacidade de observação de acordo com o aumento utilizado.

MATERIAIS E MÉTODO

Os materiais utilizados no laboratório foram:

- Microscópio óptico

- Lâmina de vidro

- Lamínula de vidro

- Pipeta de Pasteur

- Água

- Pinça

- Dois cortes de papel com as letras “O” e “Z” impressas em fonte de diferentes tamanhos

- Papel e caneta para anotações

- Lâminas prontas com esfregaços de sangue

O primeiro passo do método consistiu em colocar na lâmina de vidro, lado a lado, os papeis que continham as letras, pingar água sobre eles utilizando a pipeta de Pasteur na posição vertical e com a pinça, comprimir a lamínula sobre esse conjunto. Depois de devidamente encaixada na mesa do microscópio, a lâmina com as letras sequenciadas foi observada por nós com diferentes aumentos. Após essa etapa, cada um de nós observou as células sanguíneas da mesma maneira.

RESULTADOS

À medida que as imagens eram aumentadas por meio da troca de lentes, percebeu-se maior detalhamento da impressão das letras no papel, porém a área de abrangência diminuía na mesma proporção, e por vezes não era possível a visualização de toda a imagem, dificultando gradativamente o reconhecimento das letras impressas em fontes maiores. No caso das células sanguíneas, fomos percebendo a cada aumento a distinção entre as células e a presença ou não de núcleo, indicando se eram hemácias ou leucócitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com