TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tecnologia Do Pescado - Umidade

Casos: Relatório Tecnologia Do Pescado - Umidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

TECNOLOGIA DO PESCADO

CLAUDIVANE DE SÁ TELES OLIVEIRA

SUSANE BARBOSA VITENA FERNANDES

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DILUIÇÃO SERIADA

CRUZ DAS ALMAS

Janeiro 2014

CLAUDIVANE DE SÁ TELES

SUSANE BARBOSA VITENA FERNANDES

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DILUIÇÃO SERIADA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DILUIÇÃO SERIADA

CRUZ DAS ALMAS

2014

Sumário

Introdução 4

Materiais e métodos 5

Resultados e discursões 6

Conclusão 6

Referências 7

Introdução

Os mariscos são seres invertebrados que habitam ambientes estuarinos, marinhos ou enterrados na lama de mangue e são utilizados na alimentação humana. Podem ser encontrados por quase toda a costa do Brasil sendo composto por dois grandes grupos: moluscos bivalves e crustáceos, ressaltando os moluscos bivalves, eles apresentam corpo mole revestido por uma concha dura e dupla, são animais filtradores, pode-se citar como exemplo o chumbinho, a ostra e o sururu, etc (DANTAS, 2010).

O uso de marisco na alimentação é bastante diversificado, são elaborados diversos pratos refinados na gastronomia, como ensopados, moquecas e caldos. Um fator que se torna relevante para esse consumo são os moluscos apresentarem menor teor calórico que a maioria das carnes, até a do peixe, porém é necessário saber as procedências do pescado, pois os mariscos podem apresentar vários microrganismos patogênicos que podem transmitir doenças ao consumidor.

Segundo Guimarães (2002) um dos bivalves encontrados ao longo de praticamente toda a costa do Brasil é o Anomalocardia brasiliana, ele é conhecido pelos nomes populares de vôngole, chumbinho e berbigão. É um dos bivalves mais capturados nos estuários da Baía de Todos os Santos devido à grande quantidade existente, facilidade de apanhar, alto crescimento, rápida multiplicação e reprodução em praticamente todo o ano, sendo mais intenso em períodos com temperaturas mais elevadas.

O chumbinho (Anomalocardia brasiliana) é encontrado em zonas entre-marés, com fundo arenoso, sempre enterrados a pequenas profundidades (AVEIRO, 2007), sua concha possui formato triangular com a cor variando de totalmente escura até o amarelo esbranquiçado com linhas linhas concêntricas bem delineadas (GUIMARÃES, 2002).

O A. brasiliana alimentam-se de partículas contidas na água, que por sua vez depuram a sujeira do lugar, acumulando em si os contaminantes existentes no seu ambiente, muitas vezes oriundas de esgotos, podendo ser bactérias, protozoários ou vírus patogênicos e compostos químicos tóxicos (PEDRERO, 2001). Podem acarretar um problema de saúde pública muito sério ao ser ingeridos cruz ou insuficientemente cozidos.

A presença de bactérias nos alimentos reduz a vida útil desses produtos, possibilitando a propagação de organismos patogênicos, ocasionando riscos à saúde humana (CARVALHO 2005). A pesquisa de microrganismos indicadores é usada para avaliar os riscos de contaminação e a qualidade microbiológica do alimento, com a provável presença de patógenos ou deterioração dos elementos.

Grande parte dos microrganismos encontrados em A. brasiliana, são aeróbios mesofilos. Sua contagem segundo (CARDOSO ET AL, 2005) é usada para indicar a qualidade higiênica e, em altas taxas indica falhas durante a produção.

Assim, a higiene correta dos alimentos é necessária para garantir a segurança e a sua salubridade em todos os estágios de sua elaboração até o produto final, minimizando a preocupação para a saúde pública. (CORTEZ, 2003).

Este experimento teve como objetivo mensurar a contaminação por microrganismo presente na amostra através das contagens de microrganismos mesofilos aeróbios.

Materiais e métodos

Para a realização do experimento foram necessários os seguintes materiais:

Amostra de chumbinho

Balança de precisão

Erlenmayer de 500mL

Peneira

Pipeta graduada

Agitador

Placas de Petri estéreis

Meio de cultura PCA

Liquidificador

Alcool 70%

Tubos

Foi feita uma amostra retirando 25 g de chumbinho e misturado com 225mL diluente, nesse caso, de solução salina. A mistura é levada ao triturador e após 3 pulsar no liquidificador é coado e inserido no erlenmayer de 500mL. Sendo este levada à câmara e após homogeneizada é considerada diluição inicial, ou seja, 〖10〗^(-1).

Dando sequência se realizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com