TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestao

Trabalho Escolar: Tecnologias De Gestao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2012  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os conceitos de Seis Sigma e Balance ScoreCard duas importantes ferramentas de estratégias nas organizações.

Conceitos:

O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) em sua melhor definição seria o fato de ser um nível otimizado de desempenho que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de um produto, serviço ou transação.

Quanto mais alto for o sigma do processo, menor será a quantidade de erros. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

Como envolve mudança de cultura na empresa que a está implementando traz geralmente embutida uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores

Os Seis Sigma trata-se de uma estatística, uma medida, uma estratégia, uma meta, um “benchmark”, uma visão, uma filosofia, que indica a realização e a manutenção de um desempenho de altíssimo padrão. Numa empresa Seis Sigma, menos de 1% da receita é perdida com a má qualidade dos produtos. A baixa qualidade chega a passar despercebida. Parecem situações do dia-a-dia quando, na verdade, representam montanhas de dinheiro. E que podem ser corrigidas.

Para dar suporte à implantação bem sucedida e eficiente do Seis Sigma, é necessário considerar a existência de elementos responsáveis por manter a estrutura da Gestão pela Qualidade Total, que são:

 Comprometimento da alta administração;

 Mudança cultural e treinamento;

 Infraestrutura da organização;

 Estratégia do negócio;

 Foco no cliente;

 Fornecedores Ferramentas e técnicas.

O processo de Seis Sigma tem como uma de suas principais características a forte estruturação, sequencia e uso das ferramentas apropriadas em cada etapa.

São globalmente reconhecidas as cinco principais fases do processo como DEMAIC (em inglês) que em Português poderíamos ficar com a seguinte versão da sequencia: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.

Seis Sigma relacionada com a gestão de qualidade:

Gestão de qualidade total: O Seis Sigma é uma ferramenta estratégica de gerenciamento que possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados.

O Balance ScoreCard ou BCS é uma metodologia que foi desenvolvida por Robert S. Kaplan e David P. Norton, professores da Harvard Business School. Esta metodologia é utilizada no desdobramento de estratégias pelas empresas e vem dando resultados significativos no mundo todo, no que tange organizações privadas, públicas e até organizações não governamentais.

Esta metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. Assim como não é possível realizar um voo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está caminhando na direção correta. É necessário monitorar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenho de mercado junto aos clientes, desempenho dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia. Isto porque o somatório das pessoas, tecnologias, inovações, se bem aplicada aos processos internos das empresas, alavancarão o desempenho esperado no mercado junto aos clientes e trarão à empresa os resultados financeiros esperados. Isto é o que se chama de criar valor com ativos intangíveis.

O BSC, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação; sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito.

O principal desafio das empresas é o sucesso na criação de valor. Para planejar como criar valor agregado, as empresas desenvolvem estratégias, que nada mais são do que escolhas ou um posicionamento único das empresas no mercado com objetivo de atingir uma situação futura.

O BSC foi concebido para eliminar barreiras nas organizações para a implementação de estratégias, estas barreiras não estavam na concepção da idéia mas em sua implementação são elas:

 Barreiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com