TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reparação e cicatrização

Seminário: Reparação e cicatrização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Reparação e Cicatrização

O texto relata de alguns séculos atrás como era os seus cuidados e tratamentos para cicatrização das feridas.

Na época cristã (Celsus) desenvolvem a classificação das feridas e as formas de tratamento para cada uma delas. Logo depois surgiu as armas de fogo e com elas mais um tipo de ferida. Com o avanço da química surgiu o cloro e o iodo que com isso pode lavar as feridas e ter uma higienização dos matérias.

A pele é o maior órgão do corpo, divide-se em três camadas são elas: Epiderme, Derme e Hipoderme.

• Epiderme: È a camada mais superficial da pele responsável de proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspectos saudável em sua superfície.

• Derme: È a camada intermedia da pele, localizada logo abaixo da epiderme.

• Hipoderme: È uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele.

A estrutura que comprometem o dano tissular, engloba a ferida superficial (limitada á epiderme), ferida com perda parcial (limita á epiderme e porção superior da epiderme) e a perda total (existe destruição da epiderme, derme, tecido subcutâneo, perdendo invadir músculos, tendões e ossos).

Para que a cicatrização se efetue são necessárias a eliminação do agente agressor, a ativa manutenção do potencial de proliferação das células, complementadas pela irrigação e nutrição suficientes. Uma cicatrização de feridas é muito complexa existem vários estágios e técnicas. A fase inflamatória é a ativação do sistema de coagulação sanguínea e à liberação de vários mediadores, tais como fator de ativação de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores do complemento entre outros. Fase fibroplasia é a característica pela formação do tecido de granulação. Nesta fase o colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo reposto, também apresenta um aspecto avermelhado e granuloso. Fase maturação durante esta última fase da cicatrização a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há maturação das fibras colágenas. Nesta fase ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras é reorganizado a fim de aumentar a resistência do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade.

Tem vários fatores que influenciam no processo de reparação tissular, dentre eles os fatores que localizam a anatomia das feridas. A questão da idade, estado nutricional, vascularização, condições sistêmicas, infecção, fatores mecânicos, presença de corpos estranhos, linhas de tensão.

Para avaliar os tipos de feridas o profissional precisa ficar bem atento nos requisitos: Localização anatômica: Tamanho: cm2 / diâmetro; Profundidade: cm; Quantidade de tecido: granulação, epitelização, desvitalizado e necrose; Bordas: aderida, perfundida, macerada, descolada, fibrótica, hiperqueratose; Pele peri-ulceral: edema, coloração, temperatura, endurecimento, flutuação, crepitação, descamação; Exsudato: quantidade, aspecto, odor.

A preparação do leito da ferida cria um ambiente de melhoria na cicatrização, promovendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com