TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Da Política Nacional De Segurança E Saúde Do Trabalhador

Casos: Resenha Da Política Nacional De Segurança E Saúde Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  2.033 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador

(Versão Pronta após sugestões)

Esta resenha retratará os pontos elencados no manual da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador que enfoca o direito do trabalhador em ter condições dignas e adequadas de segurança no trabalho englobando os espaços físicos, sociais e ambientais.

A PNSST foi desenvolvida por grupos de Ministérios Governamentais e posta para exame e discussão no Encontro Preparatório da III Conferência Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador e submetida em consulta pública para aperfeiçoamento e adequações. Diante de todas as discussões foi elaborado uma versão finalizada e pronta para ser colocada em prática.

A falta de interação entre as relações de trabalho com a população brasileira levou a reflexão e conclusão de que os métodos utilizados nessa inter-relação não estavam adequados, e com isso prejudicando a segurança e saúde do trabalhador. Diante do exposto, houve a necessidade de se elaborar esse documento com o intuito de promover uma relação saudável entre os setores de trabalho, Previdência Social, Saúde e Meio Ambiente.

A adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais nos processos de trabalho foram temas fundamentais para a elaboração da PNSST, onde o uso de novas ferramentas pôde diminuir consideravelmente o número de doenças e acidentes de trabalho. Vale ressaltar que ficou constatado por estudos que a maioria dos acidentes e doenças trabalhistas são previsíveis e por isso a importância do uso de novas técnicas de prevenção.

Foi destaque também no documento da PNSST, o aumento do custo da mão de obra brasileira em razão de acidentes de trabalho. Um custo absurdamente caro para toda a população do país.

A proposta também abordou a questão jurídica trabalhista. Dentre todas as normas citadas, o destaque foi da Carta Magna de 1988 que prevê direitos de segurança e saúde do trabalhador brasileiro pelos órgãos competentes.

Por fim, a Política mostrou a preocupação com a saúde do trabalhador e encaminhou um relatório contendo diretrizes para a promoção, articulação e integração entre as ações governamentais, ambientais e sociais com a população trabalhadora do Brasil. Dentre todas as diretrizes elencadas pelo documento, destaca-se a de número cinco que preceitua a inclusão de informações sobre a segurança e saúde do trabalhador no currículo dos trabalhadores englobando a área de educação para esta ampliação de conhecimento, envolvendo capacitação desses profissionais na área de prevenção e promoção de saúde do Trabalhador.

Este Manual está disposto para conhecimento de todos no endereço on line: https://docs.google.com/file/d/0B9v2d5yAWzSCUk15dzgtV2lzRWM/edit?pli=1, acessado em 25 de agosto de 2013. É um documento de suma importância para a Saúde do trabalhador e para quem irá trabalhar com essa ótica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com