TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resfiado E Gripe

Projeto de pesquisa: Resfiado E Gripe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Gripe e Resfriado

Resumo

O trabalho teve como objetivo conhecer as diferenças entre a gripe e o resfriado, assim conhecendo seus sintomas e tratamento. Podem ser mais frequentes no inverno, com as mudanças de temperatura. São benignas, mas é importante ser tratadas pois podem causar algo mais grave.

Palavras-chave: gripe, resfriado, tratamento

Introdução

Há uma diferença muito grande entre gripe e resfriado, em que a população costuma se enganar em dizer que a gripe é o estágio avançado do resfriado. Gripe e resfriado são infecções diferentes causadas por vírus diferentes. A gripe é causada por um vírus conhecido como influenza, enquanto o resfriado pode ser adquirido por vários tipos de vírus. Seus sintomas são parecidos, como, nariz entupido e dores no corpo, logo se diferencia por conter dores mais intensas, febre, comprometimento do sistema imunológico, podendo assim se tornar um problema mais grave como a pneumonia. O tratamento é direcionado ao alivio dos sintomas da gripe e do resfriado. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.

Desenvolvimento

Resfriado é uma infecção aguda virótica, geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clinicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção nasal ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por distúrbios emocionais, fadiga excessiva e processos alérgicos.

Gripe é uma infecção respiratória aguda causada por um vírus especifico, chamado influenza, os sintomas podem aparecer de forma repentina pode se ocorrer arrepios, seguido de dores por todo o corpo, inclusive de cabeça, e febre alta, depois atingem as vias aéreas surgindo queixas respiratórias, tosse seca ou tosse com presença de muco, caracterizando assim uma possível inflamação pulmonar garganta inflamada e congestão nasal. Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundaria que deve ser tratada com antibióticos. O vírus influenza apresenta vários sorotipos e sofre mutações todos os anos, tornando a gripe uma doença difícil de ser combatida. A transmissão ocorre através do ar, de espirros, tosse ou até mesmo quando se fala próximo a uma pessoa que tem a presença do vírus.

Os novos tipos aparecem no sudeste asiático. Como na Ásia o vírus contamina muita gente, ficaria mais sujeito a sofrer mutações no seu dna (devido a erros de cópia quando o vírus passa de uma pessoa a outra). São essas as mutações que causam as epidemias mundiais de gripe, porque resultam em novos subtipos do vírus, contra os quais ninguém possui imunidade.

A principal forma de transmissão dos vírus respiratórios ocorre por meio de perdigotos, ou seja, a saliva expelida durante a fala, tosse e espirro. Ela contém partículas de vírus que podem ser aspiradas por outra pessoa durante o contato ou contaminar lenços, talheres e objetos de uso pessoal. Higienizar as mãos regularmente é fundamental.

Geralmente são benignas, mas mesmo assim é importante seu tratamento, pois podem evoluir causando uma doença respiratória mais grave, podendo ocasionar uma pneumonia. Não há um exame que consiga detectar se você está gripado ou resfriado, mas depois de 24 horas, os sintomas já deixam claro a gravidade do problema.

Nos dois casos, repouso é uma ótima dica, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para poupar seus colegas, já que tanto gripe quanto resfriado são transmitidos pelo ar e pelo contato.

O resfriado dura em torno de 2 a 4 dias, tendo seus sintomas diminuídos com o passar dos dias, enquanto a gripe pode durar de 5 a 7 dias.

A vacina é um dos meios mais usados para a prevenção da gripe, pois oferece proteção de 80% durante um ano, assim, ela deve ser tomada anualmente, já que o vírus sofre mutação, e assim adquirindo capacidade de driblar a vacina, cuja composição é definida anualmente pela organização mundial de saúde. A OMS tem uma rede de laboratórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com