TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiraçao Em açao

Trabalho Universitário: Respiraçao Em açao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  296 Visualizações

1 Após as reações do metabolismo as células do nosso organismo precisam eliminar as excretas que produziram. A urina é composta basicamente de resíduos orgânicos: ureia, creatinina, amônia, ácido úrico e outros.

A formação da urina inicia-se no glomérulo, onde cerca de 20% do plasma que entra no rim através da artéria renal são filtrados. Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume vão sendo modificados através da reabsorção e secreção tubular existentes ao longo do néfron. Ao longo do trajeto pelos túbulos do néfron também ocorre a passagem de algumas substâncias dos capilares para os túbulos; é o processo de secreção. Desta maneira pode-se dizer que dá formação da urina fazem parte os processos de filtração, reabsorção e secreção de substâncias, e desses processos resta nos túbulos do néfron às excretas (principalmente ureia) e o excesso de sais minerais e água.

A relação existente entre os sistemas é que ambos servem de vias excretoras para regulação do equilíbrio ácido-base enquanto o aparelho respiratório libera também dióxido de carbono, que é o produto final mais abundante do metabolismo, o urinário facilita a excreção de produtos ácidos (produtos do catabolismo, ácido lático, por exemplo) e na conservação de produtos básicos, o que é feito através da secreção tubular de hidrogênio e amônia e da reabsorção de bicarbonato, regulando a sua concentração plasmática

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com