TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiração

Tese: Respiração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são os circuitos respiratórios? (relacionar rota do ar, desde que ele é inalado pelo nariz ate entrar chegar aos alvéolos, classificando os nomes das diferentes estruturas por ele transitados).

R: Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, diafragma e finalmente, os alvéolos pulmonares reunidos em vesículas pulmonares Quando respiramos, o ar penetra em nossas narinas vai para as cavidades nasais. Lá há células epiteliais que produzem um muco fluido e pegajoso que tem como função umedecer e aquecer as vias respiratórias, além de reter partículas sólidas e bactérias presentes no ar que respiramos, funcionando como um verdadeiro filtro. Ainda nas cavidades nasais encontramos células nervosas especializadas em perceber odores.

Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestores, de onde é conduzido à laringe, órgão tubular protegido por peças cartilaginosas. Logo na entrada da laringe encontramos uma pequena estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula, fechando-se quando engolimos e impedindo que a substância engolida penetre nas vias respiratórias, causando engasgamento. Ainda na laringe podemos encontrar as cordas vocais, que vibram quando há passagem do ar, produzindo o som. Logo abaixo da laringe encontramos a traquéia, um tubo de cerca de 10 cm de comprimento por 1,5 cm de diâmetro. Com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos (para mantê-la sempre aberta para a passagem de ar), a traquéia se divide em dois tubos chamados de brônquios, que encaminham o ar para os pulmões. Na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos podemos encontrar células produtoras de muco que absorvem partículas de poeira e bactérias que se encontram suspensas no ar. Todas essas impurezas são varridas através da movimentação dos cílios para a faringe, onde são engolidas, digeridas e eliminadas. Os brônquios se ramificam para o interior dos pulmões, tornando-se cada vez mais finos e formando os bronquíolos. Na extremidade de cada bronquíolo há pequenas bolsas chamadas de alvéolos pulmonares.

2. Quais são os principais vasos (veias e artérias) do sistema respiratório?

3. Qual é a função da pleura e liquido pleural?

R: Pleuras são as duas membranas que protegem os pulmões. A pleura interna está aderida a superfície pulmonar, enquanto a pleura externa está aderida a parede da caixa torácica. Entre as pleuras há um estreito espaço, preenchido por líquido chamado liquido pleural a tensão superficial deste líquido mantém unida as duas pleuras, mas permite que elas deslizem uma sobre a outra, durante os movimentos respiratórios.

4. Quais músculos envolvidos em casa uma das fases(inspiração e expiração)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com