TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECREÇÕES ENDÓCRINAS EM REPOUSO E INDUZIDAS PELO EXERCÍCIO

Monografias: SECREÇÕES ENDÓCRINAS EM REPOUSO E INDUZIDAS PELO EXERCÍCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 9

SECREÇÕES ENDÓCRINAS EM REPOUSO E INDUZIDAS PELO EXERCÍCIO

Hormônios da Hipófise Anterior

Embaixo da base do cérebro localiza-se a hipófise, que secretam hormônios especializados, totalizando até seis. A hipófise anterior era também chamada de glândula mestre. Pesquisas recentes mostram que o hipotálamo é responsável por controlar as atividades da hipófise anterior. Os hormônios primários produzem seu próprio hormônio liberador hipotalâmico, chamamos isso de fator de liberação. A ansiedade, atividade física e estresse são representados pelo influxo neural para o hipotálamo. A hipófise também secreta a pró-opiomelanocortina (POMC), uma molécula precursora de outras moléculas ativas, que é fonte de outros neurotransmissores, ACTH e outros hormônios como peptídeo da melanocortina e alguns dos opiáceos e β-endorfina. Esses hormônios influenciam sobre a pigmentação, a função adrenocortical, nas funções do sistema nervoso e sistema imune e na ingestão de alimentos e armazenamento de gorduras.

Hormônio do Crescimento

Ao liberar o hormônio do crescimento do hipotálamo, influenciamos a secreção em repouso do hormônio do crescimento (GH), através de estímulos diretos a hipófise anterior. O GH (ou somatotrópica) exerce função dos polipeptídios de um único gene, que exercem e promovem a divisão e a proliferação das células em todo o corpo. Em adultos, GH facilita a síntese das proteínas de três formas: Primeiro através da membrana plasmática, que aumenta o transporte dos aminoácidos; Segundo estimula a formação de RNA e terceiro aumenta a síntese proteica, através da ativação dos ribossomos celulares.

O GH utiliza a gordura como fonte de energia, tornando mais lento o fracionamento dos carboidratos e iniciando a mobilização subsequente.

Hormônio do Crescimento, Atividade Física e Síntese Tecidual.

A estimulação da elevação acentuada na amplitude do pulso de GH e a quantidade de hormônio ocorrem com a atividade física de duração curta. A atividade física prolonga a ação de GH sobre os tecidos alvos através da liberação das isoformas de GH com meias vidas mais longa. Com a maior liberação de GH, beneficia-se o crescimento e remodelagem dos ossos, tecidos conjuntivos e músculos. Aprimora a mistura de combustíveis enquanto durar a atividade física, diminuindo a captação tecidual de glicose, acelerando a gliconeogenese e causando aumento da mobilização dos ácidos graxos. Com a maior produção de GH, causado pelo exercício físico é preservado a concentração plasmática de glicose resultando no melhor funcionamento do sistema nervoso central e dos músculos.

Os mensageiros peptídicos, que também promovem o crescimento de GH, são produzidos no fígado, são chamados de somatomedinas ou fatores do crescimento semelhantes à insulina (IGF-1 e IGF-2).

Não se sabem ainda como a atividade física causa a liberação de GH e o aumento da síntese proteica (consequentemente a hipertrofia muscular), a formação de cartilagens, o crescimento do esqueleto e a proliferação das células. Sugere-se que o exercício causa estimulação e libera o GH e consequentemente estimula os processos anabólicos, podendo também indiretamente estimular vias colinérgicas que irão desencadear a liberação de GH. A atividade física estimula a produção endógena de opiáceos, facilitando a liberação de GH e inibindo a produção hepática de somatostatina.

O GH gera a mistura metabólica durante a ação de ácidos graxos pelo tecido adiposo e inibe ao mesmo tempo a captação celular de glicose, aumentando a concentração de glicose no sangue, ocorrendo melhor contribuição para o desempenho em exercícios prolongados.

Indivíduos sedentários e os treinados demonstram aumentos semelhantes na concentração do GH em exercícios feitos até a exaustão. Porém os indivíduos sedentários mantêm por mais algumas horas os níveis de GH mais altos. Os indivíduos sedentários elaboram uma maior resposta do GH em exercícios submáximo. Pelo nível submáximo representar um maior estresse para pessoas menos apta, faz com que a liberação de GH se relacione com a dificuldade relativa do esforço físico.

Fatores do Crescimento Semelhantes à Insulina

Os IGF (somatomedinas) modificam alguns dos efeitos do GH. Resulta na estimulação do GH, as células hepáticas agrupam IGF-1 e IGF-2, em um período entre 8 e 30 h. Os IGF se deslocam no sangue acoplado a um tipo de proteínas fixadoras para a liberação de hormônios livres que interagirão com receptores específicos. O estado nutricional, os níveis plasmáticos da insulina e as proteínas fixadoras dentro do músculo influenciam o transporte do IGF.

Tireotropina

A tireotropina, ou hormônio tireoestimulante (TCH), através da tireoide controla a secreção hormonal. O TCH sustenta o crescimento e o desenvolvimento da tireoide, aumentando o metabolismo das células tireoideas. Embora os hormônios tireoideos auxiliem na regulação do metabolismo corporal total, nem sempre ocorre o aumento da produção de TCH pela hipófise durante o exercício.

Hormônio Adrenocorticotrófico

O ACTH, ou corticotropina, age como parte do eixo hipotalâmico-hipofisário-suprarrenal , regulando a produção de hormônio pelo córtex suprarrenal. O ACTH eleva a mobilização dos ácidos graxos a partir do tecido adiposo, por aumentar a gliconeogenese e estimular o catabolismo proteico. Devido à dificuldade nos métodos de ensaio e ao rápido desaparecimento desse hormônio do sangue, existem poucas informações sobre resposta do ACTH durante a atividade física. Pode ocorrer aumento proporcional da contração do ACTH com a intensidade e duração do exercício, se a intensidade for superior a 25% da capacidade aeróbica. O hormônio liberador de corticotropina (CRH) e arginina vasopressina (AVP) intercedem à liberação de ATCH. Ao levanta-se, no inicio da manha os níveis de CRH são mais altos. Em algumas horas, ocorre o declínio de CRH e o bloqueio da liberação de ACTH. A febre, hipoglicemia e outros estressores alteram o ritmo do ACTH pela ativação da liberação de CRH. O CRH é modelador do ACTH e neurotransmissor do sistema nervoso central, chamado também de integrador da resposta ao estresse. A atividade física prolongada libera CRH e a atividade física de alta intensidade libera AVP, esses dois processos inibem o ACTH.

Prolactina

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com