TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sais, açucar E Lipidios

Monografias: Sais, açucar E Lipidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

I. Água

• Percentualmente é o maior constituinte das células dos organismos vivos. Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante: todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância. Uma das propriedades mais importantes da água líquida é a sua capacidade de dissolver substâncias polares ou iônicas para formar soluções aquosas. O oceano, o sangue ou uma xícara de chá são exemplos de soluções aquosas. Todas as reações que ocorrem em nosso organismo se dão em soluções aquosas. Sem ela a vida em nosso planeta não existiria.

Sabemos, experimentalmente, que quanto maior o calor específico de uma substância, menores variações de temperatura ela experimenta pois, quando se fornece calor a tal substância, determinada quantidade de calor é absorvida. Graças a isso, a água contida nos organismos vivos conserva, praticamente, constante a temperatura de tais organismos em relação ao seu ambiente. Deve-se, provavelmente, a tal propriedade o fato de terem sido os oceanos o meio ideal para a origem da vida e para a evolução das formas mais primitivas de seres vivos.

Anomalias da água em benefício da Vida

Graças às propriedades da água, a vida foi capaz de surgir e se desenvolver em nosso planeta. Estas propriedades são extremamente peculiares: a água sólida (gelo) é menos densa do que o líquido - por esta razão, o gelo bóia sobre a água líquida. Embora extremamente trivial, é exatamente o oposto do observado na grande maioria das substâncias. E, graças a esta habilidade, os peixes e plantas de lagos e rios que congelam, no inverno, não morrem, pois a capa de gelo que se forma SOBRE o lago funciona como uma barreira de proteção contra o frio. Se o gelo fosse mais denso, os peixes teriam um piso congelado, embaixo, e acima uma atmosfera fria.

O simples fato da água ser líquida à temperatura ambiente já é completamente intrigante. Todos os compostos análogos à molécula H2O são gases. Se não conhecessemos a água, certamente iriamos deduzir que ela seria um gás, e iria se tornar líquido somente em temperaturas muito inferiores a 0ºC. Isto é extremamente importante para que ela possa ser usada por organismos vivos; além de promover a vida diretamente, ainda serve como meio de transporte, para recreação, e como um habitat para plantas e animais. Como é facilmente transformada em vapor (gás), pode ser transferida, pela atmosfera, dos oceanos até os continentes, onde pode precipitar sobre a forma de chuva.

II. Os Sais minerais existem nos seres vivos de duas formas: dissolvidos em água ou imobilizados como componentes do esqueleto. Localizam-se e realizam as seguintes funções:

1. Na: na parte externa da membrana celular. K: na parte interna da membrana celular. Presentes nos cereais integrais, melado, verduras, cenoura, maracujá, inhame, peixe, água-de-coco, abacate, abóbora, laranja, feijões, carnes, banana. Sua falta desregula batimentos cardíacos, causa problemas de contrações musculares.

2. Ca: Crescimento, gestação, lactação, construção e manutenção dos ossos e dentes, formação do coágulo, transporte nas membranas celulares, transmissão nervosa e regulação dos batimentos cardíacos.

3. Cloro: Manutenção do equilíbrio hídrico e pressão osmótica.

4. Ferro: Componente da hemoglobina e mioglobina, portanto muito importante na transferência de O2.

5. Flúor: Reduz cáries dentárias e pode minimizar a perda óssea. Presente na água potável, chá, café, arroz, soja, espinafre, gelatina, cebola, alface. Reforça as articulações, ossos e dentes.

6. Mg: presente na clorofila .

III. Carboidratos ou glicídios.

Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono (também chamados sacarídeos - do grego sakkharon, açúcar -, glicídios - do grego glicos, "doce" -, ou açúcares). Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem dois átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água). Possuem fórmula empírica Cn(H2O)m desde os mais simples (os monossacarídeos, onde n = m) até os maiores e mais complexos. Alguns carboidratos, como a quitina, entretanto, possuem em sua estrutura nitrogênio, fósforo ou enxofre não se adequando, portanto, à fórmula geral.

São classificados em função do tipo e número de produtos que se formam ao serem hidrolizados em meio ácido:

1. Monossacarídeos: carboidratos que não podem ser hidrolizados (oses). São exemplos a glicose, frutose e galactose, com 6 carbonos e a ribose e desoxirribose, com 5 carbonos.

A glicose é o produto final da digestão dos açúcares no organismo; resultado da "quebra" de carboidratos mais complexos (polissacarídeos) encontrados nos cereais, frutas e hortaliças. É rapidamente absorvida, sendo utilizada como fonte de energia imediata ou armazenada no fígado e no músculo na forma de glicogênio muscular. É produto da fase química ou escura da fotossíntese que é um processo de oxidorredução no qual tomam parte o CO2 como oxidante e o H2O como redutor, envolvendo a transferência de dois elétrons (da fotólise da água que ocorre na fase clara).

Como produtos da reação fornam-se carboidratos (que funcionam como alimentos energéticos) e o oxigênio, imprescindível no processo de respiração anaeróbica. É uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6. Ela é obtida, industrialmente, pela hidrólise do amido.

(C6H10O5)n + nH2O => nC6H12O6

1.1. A glicose é usada na alimentação (na fabricação de doces, balas, etc.). É também chamada de "açúcar do sangue", pois é o açúcar mais simples que circula em nossas veias. No sangue humano, a sua concentração é mantida entre 80 e 120 mg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com