TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipidios

Casos: Lipidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2012  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Neste breve resumo vamos conhecer as estruturas dos lipídios que juntamente com as proteínas, ácidos nucleicos e carboidratos formam componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas.

São definidos por um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizados por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.

A natureza dos lipídios tem a cabeça polar e corpo apolar, os lipídios em termo geral incluem óleo, ceras e gorduras. Eles são formados pelos mesmos elementos estruturais que os carboidratos: C, H, O, mas possuem o maior número de hidrogênio o que faz com que seja mais energético.

LIPÍDIOS

Por constituírem uma classe de compostos com estrutura bastante variada, caracterizados por sua alta solubilidade em solventes orgânicos e por serem praticamente insolúveis em água existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejampobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clássicas da química diz que "o semelhante dissolve o semelhante": daí a razão para estas moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).

Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

Os lipídios podem ser classificados em: Ácidos Graxos,Triacilglicerídios, Glicerofosfolipídeos, Fosfolipídios, Esfingolipídios, Prostaglandinas, Terpenóides, Esteróides. Segue-se uma descrição dessas categorias.

Ácidos Graxos: Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, geralmente com uma cadeia carbônica longa, com número par de átomos de carbono e sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma insaturação (ácidos graxos monoinsaturados) ou duas ou mais insaturações (poliinsaturados). Os insaturados (que contém tais ligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem à temperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com a maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos. A hidrólise ácida dos trialcilglicerídeos leva aos correspondentes ácidos carboxílicos. O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica a região apolar.

Triacilglicerídios: Os lipídios mais abundantes na natureza são os triacilglicerídios (também denominados triacilgliceróis), constituídos por três moléculas de ácidos graxos esterificadas a uma molécula de glicerol, ou seja, apresentam três grupos acilas ligados a glicerol. Compostos contendo um grupo acilaou dois destes grupos e glicerol encontram-se em quantidades pequenas nas células, existindo como intermediários das vias de síntese e degradação de lipídios que contêm ácidos graxos e glicerol.

Os triacilgliceróis são compostos essencialmente apolares, pois as regiões polares de seus precursores (hidroxilas do glicerol e carboxilas dos ácidos graxos) desaparecem na formação das ligações éster. Assim, constituem moléculas muito hidrofóbicas, que podem ser armazenadas nas células de forma praticamente anidra.

As gorduras animais e os óleos vegetais são misturas de triacilgliceróis, que diferem na sua composição em ácidos graxos e, conseqüentemente, no seu ponto de fusão. Os triacilgliceróis das gorduras animais são ricos em ácidos graxos saturados, o que atribui a esses lipídios uma consistência sólida à temperatura ambiente; os de origem vegetal ricos em ácidos graxos insaturados, são líquidos. No organismo, tanto os óleos como as gorduras podem ser hidrolisados pelo auxílio de enzimas específicas, as lipases (tal como a fosfolipase A ou a lipase pancreática), que permitem a digestão destas substâncias.

Os óleos vegetais são utilizados para a fabricação de margarinas através de um processo de hidrogenação, que reduz parte de suas duplas ligações e os tornam sólidos à temperatura ambiente.

Os triacilgliceróis podem ser hidrolisados, liberando ácidos graxos e glicerol. Se esta hidrólise é feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e o processo é chamado saponificação. Este é o princípio da fabricação de sabões a partir de gordura animal fervida em presença de NaOH ou KOH.

Cera: As ceras de origem biológica são ésteres de ácidos graxos de cadeia longa (C14 a C36) saturada ou insaturada com álcoois também de cadeia longa (C16 a C30). As ceras são as principais fontes de armazenamentos da energia metabólica no plâncton, o conjunto de microorganismos que flutuam livremente nos mares e constituem a base alimentar dos animais marinhos.

As ceras também executam diversas outras funções relacionadas às suas propriedades repelentes da água e sua consistência firme. Devido à impermeabilidade à água e a sua consistência firme, as ceras também executam várias outras funções na natureza. Certas glândulas da pele de vertebrados secretam ceras para proteger os pelos e a própria pele, mantendo-os flexíveis, lubrificados e à prova de água. Os pássaros, particularmente os marinhos, secretam ceras de suas glândulas do bico para manter suas penas repelentes a água. As folhas lustrosas de muitas plantas são cobertas por uma grossa camada de cera, a qual impede a evaporação excessiva da água e protege a planta contra parasitas.

As ceras biológicas encontram uma variedade de aplicações na indústria farmacêutica, de cosméticos e outras. A lanolina, a cera de abelha, a cera de carnaúba e a cera extraída do óleo de espermacete (de baleias), são largamente empregadas na manufatura de loções, pomadas e polidores.

Glicerofosfolipídios: Os Glicerofosfolipídios são derivados do glicerol que contêm fosfato na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com