TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento básico no distrito federal

Resenha: Saneamento básico no distrito federal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O Saneamento Básico no Distrito Federal

Saneamento é um conjunto de medidas que visam preservar ou modificar positivamente as condições do meio ambiente, com o objetivo de previnir doenças e promover a saúde pessoal e pública.

Caesb é a sigla Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. É tutora, de certa forma, de monopólio sob a utilização e comercialização dos recursos hídricos da região do Distrito Federal.Atualmente grande parte do seu investimento também estende-se na instalação e manutenção de unidades de consumo, potenciais consumidores de água, que usam o abastecimento por via de poços artesianos. Prática essa é atualmente comum no Distrito Federal e entorno, devido à explosão demográfica e ocupação de novas áreas. A CAESB é considerada uma das melhores empresas de saneamento do Brasil, com elevados índices de distribuição de água e tratamento de 100% do esgoto coletado.

Apesar de ter a maior renda per capita do país, o Distrito Federal apresenta um desempenho negativo da saúde pública na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) – formada por 31 regiões administrativas do DF, 19 municípios de Goiás e três municípios de Minas Gerais.

Atualmente, podemos perceber que mesmo sendo grande o desenvolvimento do Distrito Federal, há um enorme contraste entre o chamado Plano Piloto de Brasília e as Cidades-Satélites. Esses contrastes ficam mais claros ao visitarmos cada cidade, podendo assim notar as diferenças populacionais entre elas.

O saneamento básico que mais deixa a desejar está a menos de 30 km do Planalto Federal, a comunidade Sol Nascente cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, a segunda maior favela do País, carrega um título nada agradável: o pior índice de saneamento básico entre as dez maiores favelas do País, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, parte do esgoto produzido pelas casas corre a céu aberto em ruas sem asfalto e sem iluminação pública. a favela Sol Nascente tem 56.483 habitantes vivendo em 15.737 casas. Deste total, apenas 991 (6%) têm acesso a rede coletora de esgoto.

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).

Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com