TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Ensaios: Saude Coletiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  284 Visualizações

Em seu artigo "SUS, política de estado: Seu desenvolvimento instituído e instituinte e a busca de saídas" o autor Nelson Rodrigues dos Santos destaca a origem do SUS e seu progresso, além de destacar também os devidos acontecimentos que o surgimento trouxe para o país.

Obstáculos e consequências exigidos pela política de estado são expostos um a um no artigo podendo definir aí o ponto forte do artigo.

O avanço na área da saúde declarado no artigo também compõe o grupo dos pontos fortes.

Agora no artigo "História das políticas de saúde no Brasil" são apresentados quatro períodos: Período colonial, primeira república, o de 1960 À 1980 e enfim o da implantação do SUS.

Pode se dizer que o artigo se torna mais útil do que o primeiro artigo de Nelson Rodrigues, pois este divide a política e os acontecimentos da saúde no Brasil em quatro tempos até a implantação do SUS tornando o artigo mais claro e objetivo.

O artigo destaca também de forma clara conceitos fundamentais que o artigo de Nelson Rodrigues foram despercebidos como: Modelo médico-assistencial privatista, reforma sanitária e o sanitarismo companhista.

Para concluir comparando os dois artigos faltou clareza e objetividade no artigo de Nelson Rodrigues, referências Santos.SUS, política pública de Estado: Seu desenvolvimento instituído e instituinte e a busca de saídas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com