TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva AVA

Trabalho Universitário: Saude Coletiva AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha:

Nos anos 70, o SUS começa seu trabalho, junto a movimentos sociais e políticos contra a ditadura militar, lutando a favor da liberdade e a democratização do Estado, além de uma sociedade mais justa e solidária.

Houve um fortalecimento desse movimento na saúde, com a Bandeira da Universalidade, Igualdade e Participação popular.

Ainda nos anos 70, por conta do empobrecimento da população, a ausência da reforma agrária provocou intensa migração da zona rural de pequenas cidades, para médias e grandes cidades daquelas pessoas menores favorecidas.

O SUS, foi a melhor opção para a população, e não os palácios privados. Tudo isso, se deu porque a população tinha esperança do Estado ser democratizado, e haveria de se cumprir as diretrizes constitucionais e sociais. Por conta das inúmeras dificuldades e problemas a serem superados, não se solidificou de forma consistente, a política de saúde do Estado.

Posso citar alguns obstáculos:

• O sub financiamento Federal.

• Grande rigidez da estrutura administrativa e democrática do Estado.

• Privatização da gestão publica.

Todos esses obstáculos foram se revolucionando e acarretando inúmeras conseqüências, tais como: gestão descentralizada do SUS, principalmente nos municípios e a preconização da implementação do SUS.

A população Brasileira deve ser condicionada a exigir uma maior aplicação de recursos nos programas de saúde de seus municípios.

Muitos conselheiros de saúde vêm desenvolvendo, um trabalho sério na formação de estratégias para uma melhoria significativa das políticas publica que envolvem a saúde. Temos que rever nossa lei de responsabilidade fiscal, para que os recursos cheguem aos programas destinados e sejam usados de maneira lícita.

Sendo assim, devemos participar de maneira mais efetiva no desenvolvimento da saúde em nosso país. Como profissionais da área, devemos lutar para que haja uma humanização maior nesses serviços e ser fiscal dos recursos que serão aplicados nesse setor tão marginalizado, nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com