TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Saude Coletiva AVA

Casos: Resenha Critica Saude Coletiva AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  3.103 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

O autor mostra o quanto a saúde pública do Brasil sofreu muita falta de desejo em sua padronização e melhoria da saúde pelo SUS. Tinha que enfrentar a resistência por essa melhoria, as pessoas que não se deixavam perceber o quanto é necessária para o nosso dia-a-dia, havia a privatização da saúde pública e muitos outro fatores que dificultavam o seu esforço de vencer essas barreiras impostos por regimes militares e a falta de intesse em manter o acesso a saúde pública a todos os cidadãos, ao todo eram quatro.

Os 4 obstáculos pesados e crescentes obstáculos pela política de Estado a todos os governos: subfinanciamento federal, subsídios federais ao mercado de planos privados de saúde, resistência à reforma da estrutura gerencial estatal da prestação de serviços e, entrega do gerenciamento de estabelecimentos públicos a entes privados impostos. ao SUS e suas consequências, foram acontecendo concretamente, de maneira contínua nos 22 anos do SUS, o que revela a força da política de Estado, descomprometida com as diretrizes constitucionais dos direitos sociais.

A deficiência encontrada no artigo foi a falta de recursos para a iniciação de projetos e a falta de ajuda por meio do estado e dos próprios hospitais.

Os pontos fortes são os recentes avanços legais do SUS como o decreto 7508/11,Lei 12.466/11 eLei 141/12, apesar desta última manter o subfinanciamento federal 18-20, por si não garantem, mas estimulam

avanços reais como:

- Universalização e qualificação da Atenção Básica à Saúde para resolver 85 a 90% das necessidades de saúde da população.

As ideias do autor com o tema da aula são muito integrados, pois defendem a busca pela melhoria, e defende que a saúde está muito esquecida, precisando de melhorias desde sua base até o atendimento final a cliente .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Nelson Rodrigues. Uma visão sintética do “estado da arte” da implementação do SUS. IHU online. 31. Out. 2011. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v18n1/28.pdf> Acesso em: 10 out 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com