TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e sociedade

Por:   •  28/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

5) Recursos Humanos

O Centro de Saúde Amílcar Viana Martins possui uma equipe multiprofissional, com 66 funcionários, sendo:

  • 7 Médicos: 1 Ginicologista, 2 Pediatras ,2 clinicos,1 Acupunturista e 1 homeopata.
  • 1 Psicologa
  • 1 Enfermeira
  • 5 Tecnicos de enfermagem
  • 1 Assistente social
  • 1 Gerente
  • 1 Auxiliar administrativo
  • 2 Seguranças
  • 2 Serviços Gerais
  • 1 Guarda Municipal
  • Saúde Bucal: 3 Cirurgiões-dentistas, 1 Técnica saúde bucal, 3 Auxiliares de saúde bucal.
  • Zoonose: 1 coordenadora, 5 agentes de combate às endemias (ACE)
  • Academia da Cidade: 4 Profissionais de Educação Física, 1 Porteiro, 1 Serviço geral

E estão destribuidos da seguinte forma:

5.1) Equipes de Saúde da Família:

As equipes da Saúde da Família são o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe com a população atendida. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de, no máximo, 4 mil habitantes, sendo a média recomendada de 3 mil habitantes de uma determinada área. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se por atuar de forma Inter setorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a gerar efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde das famílias.

O centro de Saúde  Amílcar Martins possui três equipes: azul, amarela e verde, e elas apresentam a seguinte constituição:

• 1 Médico

• 1 Enfermeiro

• 2 Auxiliar de  Enfermagem

• 4 ACS

Todos os profissionais devem cumprir uma carga horária de 40 horas semanais.

5.2) Equipes de Saúde Bucal

Segundo o preconizado pela gestão e organização do serviço de saúde emBH deve-se haver uma equipe de saúde bucal (composto pelo cirurgião dentista, técnico em higiene dental e auxiliar de consultório dentário) para cada equipe de saúde da família, para que haja abrangência e atendimento universal das famílias pertencentes a estas equipes. Além disso, deve haver ações de promoção e prevenção à saúde na comunidade e nos equipamentos de saúde, e atualização do conhecimento profissional por meio de cursos e palestras.

No Centro de Saúde Amílcar Viana Martins, o horário de atendimento da saúde bucal é das 08:00h as 18:00, atendendo uma demanda espontânea (urgência) e programada (avaliação pelo técnico de saúde bucal) e retorno .Quando necessário é feito um encaminhamento para especialidades através do SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

O consultório possui 3 cadeiras odontológicas, 3 dentistas (clínica – geral) ,1 técnico de saúde bucal (atua nas três equipes) ,1 Auxiliar de saúde bucal e 1 sala interna - escovário.

Processos de trabalho: Agenda compartilhada entre dentista e técnico quando há encaminhamentos entre eles /técnico de saúde bucal só atua sob supervisão do dentista.

Tratamentos disponibilizados:  Limpeza; curativos; raspagem; restauração; extração (exceto ciso).

Tratamentos não disponibilizados:Endodontia, cirurgia pré-protética, intervenções cirúrgicas, periodontiaSão encaminhados para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) –Marca através do SISREG.

Usuários atendidos:Crianças, adolescentes, adultos e idosos.Pacientes que necessitam de contenção (ex. Saúde Mental, crianças e outros)são encaminhados para CEO.

5.3) Equipes de Apoio  -------> theo fazer

5.3.1

 5.3.2

5.3.3

5.3.4) NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

O NASF tem como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.As equipes de NASF são compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF, atuando diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado. Elas não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família.

Participantes: ACS, Enfermeiro, NASF (farmacêutica e psicóloga), residentes.

O NASF, promove reuniões gerais uma vez por mês com a seguinte pauta:

 Discussão de alguns casos (+/- 8)

 Baixa adesão ao tratamento (não comparecimento em consultas, grupos, etc)  Alta-

por falta.

Devolutiva de casos para equipe ESF.

Também são realizadas reuniões de núcleo do NASF, uma vez por mês, que inclui todos os NASF (Oeste): 7 núcleos.

NASF 2: Amilcar V. Martins + Conj. Betânia + Betânia.

Reuniões no Distrito ou CEM (Centro de Especialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com