TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA SA SOCIEDADE BRASILEIRA

Trabalho Escolar: TRABALHO SOBRE DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA SA SOCIEDADE BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

NEILZA FERREIRA COUTO NOVAES

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

A questão da pessoa com deficiência

Porto Velho-RO

2013

NEILZA FERREIRA COUTO NOVAES

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

A questão da pessoa com deficiência

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Profs. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Porto Velho

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Desigualdade Social – A Pobreza 5

2.1.1 Desigualdade Social – As Classes Sociais 5

2.1.1.1 Desigualdade Social – Os Afrodescendentes 5

2.1.1.1.1 Desigualdade Social – Homofobia e Diversidade Sexual 6

3 COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA VEM REAGINDO A VIOLÊNCIA DECORRENTE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 7

3.1 A deficiência na População Indígena 7

3.1.1 A deficiência no meio dos Negros Escravos 7

3.1.1.1. A deficiência na Educação 8

3.1.1.1.1 A deficiência no Trabalho 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade.

A cultura Brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização, a qual como sabe, não foi, necessariamente, um processo amistoso entre colonizadores e colonizados, entre brancos e índios, entre brancos e negros.

Ao falarmos de cultura, podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional.

Há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Contudo, essa visão pode esconder algumas armadilhas. Nas ciências sociais brasileiras não são poucos os autores que já apontarem a questão da falsidade dessa democracia racial, apontando para a existência de um racismo velado, implícito, muitas vezes, nas relações sociais.

O Brasil da diversidade é ao mesmo tempo, o país da desigualdade.

2 DESENVOLVIMENTO

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Isso é visto claramente em nossa sociedade brasileira, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodados de luxo e com mesa farta todos os dias, enquanto outros não têm sequer o que comer durante o dia.

Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos políticos e culturais próprios de cada sociedade.

2.1. DESIGUALDADE SOCIAL – A POBREZA

A desigualdade social está entre as maiores causas da violência entre jovens no Brasil. E uns dos fatores evidenciam essa desigualdade à violência é a condição de extrema pobreza que atinge milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita baixa. Muitos desses jovens não concluíram o ensino fundamental e não trabalham. Uma das formas de superar a desigualdade é a introdução de mecanismos compensatórios para aumentar a renda dos jovens extremamente pobres. É preciso promover a inclusão social desses por meio da escola e do emprego, que são os dois mecanismos lícitos de ascensão social.

2.1.1 DESIGUALDADE SOCIAL – AS CLASSES SOCIAIS

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. Elas estão em constante luta, que nos mostra o caráter da cada sociedade. Podemos citar como exemplo, as greves e reivindicações que exigem melhorias para as condições de trabalho. A luta de classes perpassa, não só na esfera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com