TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensibilidade Ao PTC

Dissertações: Sensibilidade Ao PTC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  1.832 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

TÍTULO:

Herança da sensibilidade ao sabor do PTC: uma característica autossômica dominante.

OBJETIVO:

Verificar a sensibilidade ao PTC nos alunos da turma.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS:

Podemos observar a diferença entre as pessoas quanto a sensibilidade ao provarem soluções com baixa concentração da substância feniltiocarbamida (PTC).Isso ocorre devido ao grupamento químico NC=S (nitrogênio,carbono,enxofre),da feniltiouréia (PTU), e a reação da sensibilidade ao sabor amargo provocado por essa substância,que pode ser encontrada em algumas plantas como: gramas,capins e também em alguns alimentos como: repolho,brócolis,couve-flor,couve,etc.

MATERIAL E MÉTODOS:

Material:

Solução de PTC: ferver 0,01 g de PTC em 100 ml de água destilada; frascos de vidro ou de plástico, com tampa conta-gotas;papel para a montagem de uma tabela indicativa da característca gustativa ao PTC;água potável e copos descartáveis.

Método:

Colocar a solução de PTC no frasco com tampa conta-gotas;ordenar os alunos voluntários de acordo com a ordem numérica crescente do diário de classe;pingar uma gota da solução na língua do primeiro aluno, observar o resultado (sentiu ou não o gosto amargo) e anotar na tabela com um X;beber água para tirar o gosto amargo da boca;repetir o procedimento para cada aluno;anotar os resultados na tabela.

RESULTADOS OBSERVADOS:

Observamos as diferenças entre os alunos da turma,enquanto alguns sentem fortemente o gosto amargo,outros não sentem absolutamente gosto algum.

Tendo então,alunos sensíveis e alunos insensíveis ao PTC.

CONCLUSÕES:

Em um total de 47 pessoas,incluindo a professora e alunos,28 pessoas foram extremamente sensíveis,enquanto 19 pessoas foram insensíveis à substância PTC.Concluímos com este resultado que, 60% foram sensíveis,o que indica a maioria, e 40% foram insensíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com