TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Masculino E Feminino

Dissertações: Sistema Reprodutor Masculino E Feminino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Os órgãos reprodutores ou genitais são essenciais para a perpetuação das espécies. Eles são os responsáveis pela fecundação e formação fetal de um novo ser. Através deles podemos também desfrutar de prazeres sexuais e processos fisiológicos.

O SISTEMA GENITAL MASCULINO

Os seres vivos têm em sua funcionalmente a capacidade de se reproduzir, a partir dela, se ocorre a perpetuação das espécies. O sistema reprodutor é o encarregado de executá-la. Como na maioria das espécies, a reprodução humana é sexuada. Originando através de dois gametas, cuja união se da pela fecundação, que posteriormente se forma o zigoto, que seria inicio de uma nova vida. Como a reprodução humana é sexuada, o fator primordial é a presença de um gameta feminino e outro masculino, estes por sua vez são originado pelos órgão genitais distintos, característicos de cada sexo. É essencial destacarmos que a reprodução por sua vez é limitada a certos períodos da vida, iniciando se no final da puberdade, atingindo seu clímax na fase adulta e decrescendo com o avanço da idade. Na mulher esse período cessa mais cedo do que no homem.

1-ANATOMIA

O sistema genital masculino é formado por:

O órgão genital masculino é esquematizado em varias partes:

Gônadas- responsáveis pela produção de gametas: são os testículos.

Vias condutoras dos gametas- são canais por onde passam os gametas masculinos, desde os testículos até serem eliminados nas vias genitais femininas: túbulos e ductos dos testículos, epidídimo, ducto ou canal deferente, ducto ejaculatório e ureta.

Órgão de cópula- é o mesmo que órgão que vai penetrar nas vias genitais feminina: o pênis.

Glândulas anexas- são aquelas que auxiliam na progressão dos espermatozóides nas vias genitais: vesículas seminais, próstata e glândulas bulbos-uretrais

Estruturas eréteis- compostas por tecidos especial que se enchem de sangue, ocorrendo então o aumento de seu volume: são corpos cavernosos e o corpo esponjoso do pênis.

Órgãos genitais externos- são aqueles órgãos mais visíveis na superfície do corpo: pênis e saco escrotal (abriga os testículos).

1.1-TESTÍCULOS

São órgãos produtores dos espermatozóides, sendo que a partir da puberdade produz também hormônios como a testosterona, que são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Em número de dois, com características ovóides, facilmente palpáveis localizados dentro do escroto. O testículo esquerdo se encontra um pouco inferior ao direito. É revestido por uma membrana fibrosa denominada túnica albugínea. Apresentam lóbulos, que dividem incompletamente os testículos, os ápices desses lóbulos em forma de cunha convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso continuo com a túnica albugínea. Cada um 200-300 lóbulos contém de 1 a 3 túbulos seminíferos, altamente espiralados, que produzem os espermatozóides por um processo chamado espermatogênese. A medida que os túbulos se aproximam do ápice dos lóbulos, tornam-se retilíneos e passam a ser denominados túbulos seminíferos reto. Estes por sua vez, vão se anastomosar, formando a rede testicular, que atravessa o mediastino do testículo. Desta rede se forma 15 – 20 canais, os ductos eferentes do testículo, que penetram no epidídimo. A temperatura ótima para produção e armazenamento de espermatozóides é de 35o C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo humano. A temperatura corporal é em torno de 37o C.

1.2- EPIDIDIMO

É uma estrutura em forma de C, situada contra a margem posterior do testículo, onde pode ser sentida pela palpação. Os espermatozóides são aí armazenados ate o momento da ejaculação no ducto epididimal, o ducto do epidídimo é local da maturação e armazenamento dos espermatozóides durante um mês, após esse tempo são expelidos ou reabsorvidos.

1.3- DUCTO DEFERENTE

É a continuação da cauda do epidídimo e conduz os espermatozóides ate o ducto ejaculatório. O ducto deferente ascende ao longo da margem posterior dos testículos, penetra no canal inguinal, e entra na cavidade pélvica, onde se curva lateralmente e para baixo da superfície posterior da bexiga urinária. O ducto deferente apresenta uma túnica com 3 camadas musculares. Ele armazena os espermatozóides por muitos meses, propelindo-os em direção à uretra durante a ejaculação, através das contrações peristálticas de sua túnica muscular. Pelo canal inguinal passam também as demais estruturas relacionadas com os testículos, como artérias, veias, linfáticos e nervos. A esse conjunto se da o nome de funículo espermático. Esse ducto deferente tem cerca de 30 cm de comprimento e pode ser palpado como um canal duro, antes de penetrar no canal inguinal.

1.4- DUCTO EJACULATÓRIO

É formado pela junção do ducto da vesícula seminal. Das vias condutoras dos espermatozóides, é a porção de menor dimensão e de calibre mais reduzido. Em quase todo seu trajeto está situado na próstata e vai desembocar na parte prostática da uretra, junto de uma saliência denominada colículo seminal.

1.5- URETRA

A uretra é o ducto terminal do sistema, servindo como uma via de passagem de esperma ou urina. No homem, a uretra passa através da próstata, do diafragma urogenital e do pênis, com cerca de 20cm de comprimento. A abertura da uretra ao exterior é chamada de óstio externo da uretra. Reconhecem-se três partes na uretra masculina: parte prostática, quando atravessa a próstata; parte membranosa, quando atravessa o assoalho da pelve e parte esponjosa, localizada no corpo esponjoso do pênis.

1.6- VESÍCULAS SEMINAIS

São bolsas sacciformes, situadas na parte posterior da bexiga. Cada vesícula seminal consiste de um tubo enovelado que emite vários divertículos e termina sua extremidade torna-se estreita e reta para formar o ducto da vesícula seminal, que junta-se ao correspondente ducto deferente para constituir o ducto ejaculatório. O sêmen consta de espermatozóide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com