TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Do Idoso No Brasil

Artigo: Situação Do Idoso No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

O idoso dependente e o idoso fragilizado constituem no Brasil o grupo mais marginalizado e excluído dentro do universo das pessoas da terceira idade. Provavelmente, por não constituírem um grupo de pressão sobre as autoridades constituídas a nível federal, estadual e municipal não são contemplados no atendimento de suas necessidades básicas. Não por falta de leis, decretos, portarias e outras medidas. Em primeiro lugar, por não termos nenhuma pesquisa ou dados estatísticos que quantifiquem e qualifiquem a situação de dependência e fragilização. Está em curso atualmente uma pesquisa nacional sobre os idosos brasileiros feita pelo Instituto Perseu Abramo, mas ela não avaliou o número da situação dos idosos fragilizados, mesmo sendo alertados da importância de tais dados.

Não temos dados precisos, mas sabendo que o Brasil tem 185 milhões de habitantes e que os idosos constituem aproximadamente cerca de 10% da população, chegamos a um total de l8 milhões de idosos. Alguns estudos apontam que a Doença de Alzheimer atinge 7 a 8%, acreditamos que as outras doenças incapacitantes façam esse número subir para cerca de 20% ou 3 e meio milhões de idosos fragilizados.

Nos últimos 20 anos, houve uma queda acentuada nas taxas de deficiências por faixa de idade nos Estados Unidos, Inglaterra e Suécia. As deficiências podem diminuir significativamente com a prevenção (evitando as complicações das moléstias crônico-degenerativas), com a reabilitação dos portadores de deficiências específicas (aparelhos auditivos, alarmes, andadores, cadeiras de rodas, procedimentos fisioterápicos, próteses e órteses, e similares). O último componente é uma assistência domiciliar ativa e efetiva, por equipe multiprofissional.A maioria das pessoas idosas que são portadoras de deficiências, preferem permanecer em suas casas, cuidados por familiares, cuidadores informais ou formais dos serviços de saúde e assistência social. Viver em casa até uma idade mais avançada e com a ajuda dos familiares e de outros cuidadores irá se tornar cada vez mais comum. Vantagens para o idoso, sua família e para o sistema de saúde, desonerado de custosas e desnecessárias internações institucionais ou hospitalares. Uma solução mais humana, simples e barata. Apesar de todos esses argumentos, nada ou quase nada foi feito até hoje.

Será que as nossas autoridades governamentais não atentaram para essa realidade, para a necessidade absoluta de se capacitar as incapacidades de se organizar uma rede de serviços domiciliares devidamente treinada e suficiente para alterar esse quadro dramático existente no Brasil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com