TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre AIDS

Tese: Sobre AIDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  6.373 Palavras (26 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 26

Tudo sobre AIDS

No atual momento em que o vírus da Aids propaga-se com uma velocidade assustadora e muito perigosa e que existe uma preocupação coletiva com relação à Aids, temos que nos apegar em desenvolver o nosso maior meio de defesa conhecido até agora, que é a informação.

Cada vez mais os meios de comunicação têm publicado artigos e entrevistas sobre essa doença. No entanto, é necessário salientar que somente a soma de informações corretas, transmitidas com transparência e lucidez, constitui-se num recurso preventivo, aliás o mais eficaz de que dispomos atualmente. Apesar da Aids ser mortal, ela pode ser prevenida, e nesse sentido todos nós temos uma obrigação a cumprir, buscando e divulgando informações. Estes conhecimentos, transmitidos a todos sem distinção, permitirão que fechemos as portas ao preconceito, aos falsos temores e ao vírus, para que não amarguemos no futuro.

Em pleno século XXI existe muita gente que ainda acredita que a Aids é uma dessas coisas que só acontece com os outros, que nunca irá acontecer conosco. Devido a esse fato, a cada dia que passa o número de contaminados pelo vírus HIV está aumentando. Para que esse quadro reverta é necessário estarmos sempre atentos, bem informados e prevenidos para que não sejamos contaminados.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é responsável pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) e ataca os linfócitos T-4, que são parte fundamental do sistema imunológico do homem. Em conseqüência, diminui a capacidade de resposta do organismo para enfrentar infecções oportunistas, originadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros microorganismos.

1- O que é Aids?

É uma doença que enfraquece o sistema imunológico, abrindo caminho para outras infecções causadas por vírus, fungos e bactérias que acabam sendo fatais.

A Aids é causada pelo vírus HIV (vírus da Imunodeficiência Humana) no sangue. Este vírus é traiçoeiro. Ele ataca e vai destruindo os glóbulos brancos que são as células que fazem a defesa do nosso contra as doenças.

Quando esse vírus entra em no corpo e começa a atacar os glóbulos brancos, a pessoa pode desenvolver, com maior ou menor gravidade, doenças como pneumonia, herpes simples, infecções, etc.

A doença também é conhecida como “Síndrome de Imunodeficiência Adquirida”. Analisando esta expressão, teríamos:

•Síndrome: indica um conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem ao mesmo tempo;

•Imuno: Refere-se ao mecanismo natural de proteção do próprio corpo contra infecções;

•Deficiência: Indica que esse mecanismo natural não está trabalhando bem e que a capacidade de proteção do corpo está enfraquecida;

•Adquirida: Significa que a doença não é genética ou hereditária, mas adquirida.

2 – Origem da Aids

Não existe uma certeza científica em relação à origem do vírus da Aids, embora muitos cientistas achem que esse vírus tenha passado do animal para o homem. Macacos da África, porcos do Haiti e até pacatas ovelhas da Islândia vêm sendo apontados como prováveis hospedeiros do vírus. Os cientistas, no entanto, ainda não arriscaram afirmações sobre como e por que esse vírus passou a atacar o homem. Mas as evidências mostram, cada vez mais, que a doença é uma velha conhecida dos africanos, uma vez que o sarcoma de Kaposi já fazia suas vítimas na África muito antes de a doença explodir nos Estados Unidos.

Os primeiros registros de casos foram feitos em 1980, nos Estados Unidos, eram casos acontecidos em 1979. Em 1981, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos realizou uma investigação sobre mortes de indivíduos masculinos, principalmente homossexuais, toxicômanos e hemofílicos. Observou-se também que todos os afetados apresentavam um fator em comum: a presença de doenças ou infecções oportunistas, devido a uma alteração no sistema de defesa do organismo. Essa investigação permitiu detectar casos anteriores, datados de 1978.

No Brasil, os primeiros casos foram diagnosticados em 1982, em sete pacientes homossexuais. Considerando o período de incubação do HIV, podemos deduzir que a introdução do vírus no país deve ter ocorrido no final da década de 70 e sua difusão, num primeiro momento, entre as principais áreas metropolitanas do centro-sul, seguida de um processo de disseminação para as diversas regiões do País na primeira metade da década de 80.

3 – As causas da Aids

O agente causador da Aids é um vírus denominado internacionalmente como HIV

(Human Immunodeficiency Virus – vírus da imunodeficiência humana). Este vírus ataca as células do sistema imunológico, causando mudanças em sua estrutura e deixando o organismo incapaz de reagir contra infecções e outras doenças, chamadas de “oportunistas”, devido ao fato de “se aproveitarem” do indivíduo estar com suas defesas debilitadas, para se instalarem no corpo humano.

Simplificando, poderíamos dizer que a Aids é uma doença causada por vírus, que destrói a capacidade do organismo em produzir anticorpos, isto é, o organismo perde a capacidade de se defender contra os micróbios que entram nele.

O vírus da Aids penetra na corrente sanguínea e se instala numa célula (glóbulo branco), o linfócito, o qual é considerado o carro-chefe da defesa imunológica do organismo. Utilizando-se do código genético deste linfócito o vírus pode se reproduzir.

Quando esse linfócito divide-se para estabelecer as defesas do organismo, milhares de exemplares do vírus são produzidos, espalhando-se pelo sangue, pelas secreções do corpo, dentre as quais o esperma e os líquidos vaginais e no sistema nervoso central, pois o vírus, então, procura outros linfócitos, começando dessa forma um novo processo de multiplicação e destruição.

Uma característica muito importante do vírus é o seu caráter mutante (sofre modificações com o tempo); por esse motivo, até o presente momento, ele tem resistido a todas as armas da medicina.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é a causa da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids). Os vírus infectam os linfócitos T CD4, um tipo de células brancas do sangue, debilitando o sistema imunológico, o que faz com que o indivíduo afetado torne-se suscetível a sofrer de infecções que podem levar à morte. O vírus invade os linfócitos T, atacando as proteínas CD4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com