TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solanum Tuberosum

Dissertações: Solanum Tuberosum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Batata Inglesa – Solanum Tuberosum

Solanum Tuberosum pertence à família Solanaceae, mais conhecida popularmente por batata inglesa. Existem cerca de 2000 espécies conhecidas, entre elas está a berinjela, o tomate e o pimentão que são algumas das espécies que pertencem à essa família. A família Solanaceae chamou atenção por conta das suas propriedades medicinais, algumas são venenosas e outras se ingeridas em grandes quantidades podem causar alucinações. Dentre essa família podemos encontrar arbustos, ervas, arvoretas e uma quantidade mínima de lianas.

Essa espécie é originária da Cordilheira dos Andes, e está entre os quatro maiores alimentos produzidos no Brasil. Atualmente, a produção concentra-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Juntos, totalizam cerca de 98% de toda a produção.

A batata pertence a um grupo seleto dos alimentos mais produzidos no mundo, entre eles está o arroz, o milho e o trigo. Existem algumas variedades que são do sexo masculino e estéril e raramente produzem frutos. Seus frutos são de uma cor amarelada ou verde, globular, alguns não produzem sementes já outros produzem centenas, e esses frutos são comestíveis para os seres humanos.

Quanto ao cultivo, a batata necessita de um solo drenado, arenoso e fértil. É um vegetal que necessita ser cultivado em estação fria, necessita também de um solo ácido para evitar certas pragas e como muitos vegetais, necessitam de espaço e luz solar, manter o solo úmido aumenta o rendimento dos frutos.

A composição química da batata pode variar de acordo com a adubação do solo, estádio de maturação, armazenamento, cultivação, condições climáticas e práticas culturais. É a sua composição química que se torna um fator crucial para a sua classificação para o uso culinário, por exemplo, se é para cozinhar, fritar ou para fazer massas.

Componente Unidade Batata

Umidade % 78

Carboidratos g 18,5

Proteína g 21,5

Lipídios g 0,1

Cálcio mg 9

Fosforo mg 50

Ferro mg 0,8

Fibras g 2,1

Energia kl 80

Fig. 1 Composição química da batata “Solanum Tuberosum”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com