TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATE IBIZA (Solanum Lycopersycum) SOB INTERAÇÃO DE SUBSTRATO.

Artigos Científicos: PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATE IBIZA (Solanum Lycopersycum) SOB INTERAÇÃO DE SUBSTRATO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  9.552 Palavras (39 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 39

ARIEL COSTA RODRIGUES

PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATE IBIZA (Solanum lycopersycum) SOB INTERAÇÃO DE SUBSTRATO.

LAVRAS – MG

2014

ARIEL COSTA RODRIGUES

PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATE IBIZA (Solanum lycopersycum) SOB INTERAÇÃO DE SUBSTRATO.

Projeto Orientado apresentado ao Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Agronomia, para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.

Orientadora

Prof. Dra. Luciane Vilela Resende

Co-orientador

Prof. Dr.Paulo César de Melo

LAVRAS – MG

2014

ARIEL COSTA RODRIGUES

PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATE IBIZA (Solanum lycopersicum) SOB INTERAÇÃO DE SUBSTRATO

Projeto Orientado apresentado ao Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Agronomia, para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.

APROVADA em: 29 de Abril de 2014

Prof. Dr. Paulo César de Melo UFLA

Mestre Luis Felipe Lima e Silva UFLA

Prof. Dra. Luciane Vilela Resende

(Orientadora)

LAVRAS – MG

2014

À minha companheira Isabela, que só não amo mais do que Àquele que nos uniu, OFEREÇO.

Aos meus pais Tatá e Verinha, exemplos de dedicação, simplicidade e amor, minha gratidão imensurável, que essa gratidão seja traduzido não em atos de utilidade mas em atos de significância porque isso sim que é eterno e do Eterno.

Essa é minha oração diária, com amor e admiração, DEDICO.

Nós somos como blocos de pedra nos quais o Escultor cria as formas de homens. Os golpes do seu formão que doem tanto em nós são os que nos tornam perfeitos.”

(C.S. Lewis)

AGRADECIMENTOS

A Deus, o autor da vida, que me sustenta com o maior e melhor amor e me dá forças para as batalhas do dia a dia com a certeza de que nEle somos mais que vencedores.

À Universidade Federal de Lavras e ao Departamento de Agricultura e ao Setor de Olericultura, pela oportunidade de realização deste trabalho.

Ao professor Paulo César, pela co-orientação, confiança depositada e amizade, que muito me ensina e me aconselha, sempre paciente, compreensivo e disponível.

A professora Luciane, pela orientação, pelo ensino, pela amizade e principalmente pela bondade singular.

À todos os professores do Departamento de Agricultura pelos ensinamentos, que contribuíram muito para minha formação profissional.

Aos meus amigos da República Morada Caipira e Pimentas pela amizade e agradável convívio.

Ao meu amigo Marcos Vinícius, pela ajuda indispensável, sempre tão disponível.

Aos amigos e funcionários do Setor de Olericultura: Sr. Pedro, Josimar, Maicon, Luis Felipe e Alexandre, que muito me auxiliaram e contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, e também pelo convívio harmonioso e momentos de descontração.

Ao meus irmãos Junior e Grá, por toda amizade e amor, pelas conversas, compreensão e apoio em todos os momentos.

Ao meus “infinitos” sobrinhos Gabriel (sanidade e bondade), Lucas (contato e carinho), Pedro (silêncio e admiração), Victor (forte e amigo), Lívia (a menina dos meus olhos) e meu meninão e afilhado João que mesmo estando longe, alegra e dá sentido aos meus dias.

Ao meu grande sogro Evaldo, pelo acolhimento, pelo apoio e pelo simples abraço e olhar de alegria nas nossas chegadas e pelo pedido de desculpa e inconformismo caso falte aquela pizza a noite com todos nós (risos).

À minha esposa Isabela, que me entende como ninguém desde o primeiro beijo ou que nunca me entende aos longos e belos 9 anos (risos), pelas doses diárias de companheirismo, amizade, alegria e amor.

Ao meu cachorro, o Tito, que esteve ao meu lado, em cada palavra dessa monografia e por ajudar devorar o livro sobre tomate da biblioteca (risos), e pela descontração.

À minha amada e sábia avó Vera, pelo amor dedicado e longas conversas e histórias maravilhosas em que até suas pálpebras descansam em detrimento de seus lábios em movimento, e pelas suas orações, que me ajuda em todas as conquistas.

À minha outra amada avó Vilma, que deposita seu amor, não em palavras, mas sim na maravilhosa, verdadeira e única caçarola italiana na minha chegada, que causa ciúmes em toda família (risos), e pelo seu carinho.

Ao meu querido avó João, na certeza que nunca receberá essa mensagem, pois, está ao lado de seu ”xará” João Batista, dos apóstolos Paulo, Lucas, Marcos e entre outros, regozijando o reino dos céus ao lado do Eterno, pelas lembranças que até hoje inflamam meu coração de alegria, amor, saudade, humildade, sabedoria...

À Leka, minha prima querida pela amizade dedicada e por estar presente em todos os momentos da minha vida.

À minha querida Tia Vânia “minha segunda mãe”, pelo carinho e pelos café da tarde com muita alegria e melhor de tudo muita criançada.

A toda minha família, que torce e vibra com as minhas vitórias.

Enfim, agradeço a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste trabalho e para minha formação pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com