TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonda Nasogastrica

Ensaios: Sonda Nasogastrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Sonda Nasogástrica

A sonda nasogástrica é um tubo de polivinil que quando prescrito deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas ate o estomago. É um sistema para alimentação formado por um tubo de diferentes tamanhos. Possui quatro perfurações no extremo distal no adulto e duas perfurações na pediátrica, sendo este fechado em forma cilíndrica de silicone transparente.

A sonda nasogástrica tem como finalidade nos possibilitar de ingerir medicamentos e alimentos por via oral em pacientes que estão impossibilitados. Através dela também podemos realizar a lavagem gástrica em pacientes com intoxicações por ingestão de alimentos ou medicamentos.

A mesma pode causar algumas complicações devido à inserção inadvertida na árvore traqueobrônquica e pneumotórax.

As sondas de Livine são rígidas e desconfortáveis, podem provocar irritação e inflamação da mucosa da nasofaringe e do esôfago, alem de lesões nasais.

Os materias necessários para a inserção da sonda nasogástrica são:

-Sonda nasogástrica (também chamada de Levine)

-Esparadrapo

-Xilocaina gel

-Gaze

-Par de luvas

-Seringa de 20 cc

-Estetoscópio.

Para a técnica da sondagem é preciso verificar o prontuário para conhecer o paciente, explicar o procedimento e a finalidade ao paciente; realizar exame físico; verificar ssvv, nível de consciência, seios para nasais, cavidade nasal e oral, abdômen e pele. Colocar o paciente em posição Fowler; organizar o material na mesa da cabeceira; colocar o biombo e fechar a porta; realizar a lavagem das mãos e calçar as luvas; medir a distancia de introdução da sonda; colocando a extremidade da mesma do lóbulo da orelha a pirâmide nasal e daí para baixo até o apêndice xifóide; introduzir 3 ml de xilocaina geléia na narina escolhida e aguardar 5 minutos o efeito anestésico.

Existem diversos tipos de sondas que servem para a nutrição e medicação dos pacientes, a escolha levará em conta o estado geral do paciente, o quadro clinica, e a doença de base do mesmo, pois em caso de impedimento da passagem da sonda no nariz ao estomago ou intestino uma sonda poderá ser implantada no estomago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com