TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Da Enfermagem Com: Gastrostomia E Sonda Vesical De Demora

Pesquisas Acadêmicas: Cuidados Da Enfermagem Com: Gastrostomia E Sonda Vesical De Demora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  3.047 Visualizações

Página 1 de 2

Cuidados da enfermagem com:

• Gastrostomia

O enfermeiro deve primeiramente atender as necessidades nutricionais, onde os alimentos líquidos são administrados através da sonda. Além disso, depois de cada alimentação a abertura do cateter deve ser coberta com uma compressa de gaze estéril segura por um elástico ou tira de esparadrapo, e o cateter deve ser lavado com água filtrada após cada administração de alimentos e medicação para prevenir infecções ou mistura de remédios ocasionando o entupimento da sonda.

Outro fator importante que o enfermeiro deve se atentar é o cuidado a pele em volta da gastrostomia, pois ela pode ficar irritada devido à ação enzimática do suco gástrico que vazam ao redor a sonda; para isso deve-se lavar a área ao redor do cateter com água e sabão diariamente, e caso seja necessário pode-se aplicar uma placa de hidrocolóide para manter a integridade da pele e proteger contras as secreções gástricas.

O profissional também deve tomar os cuidados básicos com o estoma pesquisando sinais de complicações como: infecção de ferida, abscesso, sangramento, granuloma, descolamento ou retirada acidental do cateter, aderência e necrose tecidual.

Após três dias do procedimento é necessário que seja feita a limpeza do local uma vez por dia ou mais de uma quando necessário usando sabão, água filtrada ou soro fisiológico e retirar qualquer tipo de resíduo existente.

• Sonda vesical de demora

O enfermeiro deve sempre observar o aspecto da urina (cor, cheiro e viscosidade) que está saindo na bolsa coletora e atentar para a presença de sangue, pus e coágulos, pois esses indícios pode ser sinal de uma infecção no trato urinário; deve-se também observar o volume de urina depositada.

Outro fator importante é realizar uma cuidadosa higienização do meato uretral com água e sabão neutro, pelo menos uma vez ao dia e realizar a alteração do lado de fixação da bolsa coletora para evitar lesões no meato e na pele onde a sonda se apoia. Além disso, a bolsa coletora não pode entrar em contato com o chão, pois proporciona alto risco de contaminação, e também deve ser mantida abaixo do nível de inserção do cateter para evitar o refluxo intravesical de urina.

A desconexão do sistema coletor deve ser rigorosamente evitada, pois indicaria a quebra da esterilidade do sistema; outra ação que deve ser evitada é a tração do cateter na limpeza, pois pode lesionar a uretra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com