TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIG Sobre Toxicologia Forense

Exames: TIG Sobre Toxicologia Forense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 5

ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO NA AREA DE TOXICOLOGIA FORENSE

1 - O que é Toxicologia ?

A Toxicologia é a ciência que tem como objeto de estudo o efeito nocivo decorrente da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento desse efeito, ou seja, estabelecer condições seguras de exposição a essas substâncias e assim, permitir que o homem se beneficie das conquistas tecnológicas da era atual. O termo'' tóxico'' vem do grego ''toxicon '', que quer dizer ''flecha envenenada ''e ''logia'' que quer dizer ''estudo ''(ciência). A toxicologia apóia­se, então, em três elementos básicos: a existência de uma substância (agente tóxico) capaz de interagir com um sistema biológico e produzir uma resposta;o sistema biológico com o qual o agente tóxico interage para produzir o efeito;a resposta (efeito) que deverá ser considerada nociva ao sistema biológico com o qual interage.

Áreas da Toxicologia

Toxicologia clínica - Estuda os sintomas e sinais clínicos, visando diagnosticar envenenamentos e orientar terapia; Toxicologia profilática - Estuda a poluição da água, terra, ar e alimentos, procurando manter e aumentar a segurança para a vida é saúde humana; Toxicologia industrial - Estuda as enfermidades industriais e a insalubridade do ambiente de trabalho; Toxicologia analítica - Visa a análise dos produtos tóxicos objetivando determinar sua toxicidade, sua concentração tóxica, metabolismo, etc; Toxicologia forense - Estuda os aspectos médico-legais procurando esclarecer a “causa-morte” em intoxicações, visando o esclarecimento a justiça da causa das intoxicações.

1.2 – Definição de Toxicologia Forense (aonde atua o Biomédico)

A toxicologia forense é um ramo de especialização da biomedicina, focada no aspecto de crime investigativo em parcerias com órgãos A toxicologia forense insere-se no campo da toxicologia analítica, cujo principal objetivo é esclarecer fatos através da caracterização, quantificação e identificação de efeitos adversos associados a exposição a determinadas substâncias tóxicas. É geralmente abordada com um enfoque principal nas drogas de abuso, discorrendo sobre suas principais características, mecanismos de ação, descrevendo em detalhes as técnicas para a identificação de cada uma delas, demonstrando com grande habilidade um campo de ação em crescente expansão para o profissional biomédico. Atualmente o âmbito de ação desta ciência é vasto, estendendo-se de perícias no vivo, com o objetivo de avaliação da intoxicação como circunstância qualificadora de delito, causa de periculosidade ou de inimputabilidade, podendo, ainda, caracterizar estado de toxico dependência; no cadáver, pesquisando, identificando e quantificando o tóxico, bem como suas vias de acesso ao organismo, podendo diagnosticar uma intoxicação criminal.

1.3 – Como e aonde atua o biomédico forense ?

A atuação do biomédico em toxicologia forense está fundamentada principalmente na investigação criminal, que determinará o agente químico causador da morte, e possibilita quantificá-lo, dando a sociedade uma resposta sobre o fato. (ESTA CIÊNCIA É IMPORTANTÍSSIMA POIS É POR ELA QUE VAI ACUSAR OU INOCENTAR O RÉU). Existem tambem outros ramos em que o biomédico forense pode atuar dentro da esfera publica, atuando como agente federal (concursado) ou em laboratórios terceirizados especializados nas análises químicas, de balística, etc.

• Perícias em de Química Forense

A análise, a caracterização e o desenvolvimento de novas metodologias de exames em drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis, em diferentes formas de apresentação, são atribuições da perícia em química forense da Polícia Federal. Os peritos criminais em laboratório, em sua maioria, realizam exames no material solicitado, a fim de identificar as substâncias presentes, sua quantidade, princípio ativo, além da prerrogativa legal, que tange à parte técnica, ou seja, à licitude da substância. A maioria dos exames efetuados nos laboratórios de química forense distribuídos pelo Brasil são em drogas proscritas - cocaína, maconha, esctasy e LSD. Em seguida vêm os fármacos e os demais (agrotóxicos, fluídos biológicos (toxicologia forense), combustível, fertilizantes, acelerantes de incêndio, tintas, alimentos, explosivos, entre outros).

• Perícias em Genética Forense

As perícias em Genética Forense realizam análises de identificação genética em humanos, animais e vegetais. Os exames

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com