TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMOGRAFIA CRANIO

Dissertações: TOMOGRAFIA CRANIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 11

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRÂNIO

ANATOMIA

Tanto o encéfalo quanto a medula espinhal são envolvidos por três envoltórios ou membranas protetoras denominadas meninges. Iniciando-se externamente, são elas: Dura-Máter, Aracnoide e Pia-Máter.

DURA-MÁTER

A membrana mais externa é a Dura-Máter, que significa “Mãe Firme”. Esse envoltório forte e fibroso do encéfalo tem uma camada interna e uma externa que são firmemente fundidas, exceto por espaços que são fornecidos para grandes canais de sangue venosos chamados seios venosos ou seios da Dura-Máter.

A camada externa é aderida estreitamente á taboa interna do crânio. As camadas internas da Dura-Máter abaixo desses seios unem-se para formar a foice do cérebro, conforme é vista em varreduras de TC estendendo-se para baixo e para dentro da fissura longitudinal entre os dois hemisférios cerebrais.

PIA-MÁTER

A mais interna dessas membranas é a Pia-Máter , que significa literalmente” mãe terna” . Essa membrana é muito fina e bastante vascularizada, e repousa perto do encéfalo e á medula espinhal. Ela envolve toda superfície do encéfalo, mergulhando dentro de cada uma das fissuras e sulcos.

ARACNÓIDE

Entre a pia-máter e a dura-máter encontra-se uma delicada membrana avascular chamada aracnoide. Trabéculas delicadas semelhantes a linhas fixam a membrana aracnoide e pia-máter daí o termo “ mãe- aranha”.

ESPAÇOS MENÍNGEOS: Imediatamente exterior a cada camada meníngea encontra-se um espaço potencial. Sendo três desses espaços potenciais: o espaço epidural, subdural e subaracnóide.

ESPAÇO EPIDURAL

Exteriormente á dura-máter, entre a dura e a taboa interna do crânio, encontra-se no espaço potencial denominado espaço epidural.

ESPAÇO SUBDURAL

É um espaço estreito que se localiza entre a dura e a aracnóide que, contém uma mínima quantidade de líquidos e vários vasos sanguíneos. Tanto o espaço epidural quanto o espaço subdural são sítios potenciais para hemorragia após trauma craniano.

ESPAÇO SUBARACNÓIDE

É um espaço amplo entre a aracnóide e a pia-máter, que são normalmente preenchidos por líquido cefalorraquidiano (LCR).

O encéfalo pode ser dividido em três áreas gerais: o prosencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo. Essas três divisões do encéfalo são divididas ainda em áreas e estruturas específicas, conforme mostrado na figura abaixo.

PROSENCÉFALO

O prosencéfalo consiste em três partes:

I.

Cérebro;

II.

Tálamo;

III.

Hipotálamo.

Cérebro

: O cérebro é dividido em cinco lobos: o lobo frontal,localiza-se sob o osso frontal; o lobo parietal, sob os ossos parietais; o lobo occipital, sob o osso occipital; o lobo temporal, sob os ossos temporais e o lobo central ou ínsula, está localizado centralmente.

Tálamo

A segunda parte do prosencéfalo é o tálamo, uma estrutura oval relativamente pequena, localizada logo acima domesencéfalo e sob o corpo caloso. Consiste em duas massas ovais basicamente de substância cinzenta ou núcleos que formam parte das paredes do terceiro ventrículo, imediatamente superior ao mesencéfalo.

Estes grupos de núcleos (substância cinzenta) do tálamo servem como estações de liberação para a maioria dos impulsos sensoriais à medida que passam da medula espinhal e estruturas do mesencéfalo para o córtex cerebral. Assim, o tálamo serve como um centro de interpretação para certos impulsos sensoriais, como dor, temperatura e tato, bem como, para determinadas emoções e memória.

Hipotálamo:

A terceira e última divisão do prosencéfalo é o hipotálamo,que forma o assoalho e as paredes inferiores do terceiro ventrículo. Existem três estruturas associadas ao hipotálamo: o infundíbulo que é um processo cônico que se projeta para baixo e termina no lobo posterior da hipófise. O infundíbulo com a hipófise posterior é conhecido como neuro-hipófise e o quiasma óptico que está localizado acima da hipófise e anterior ao terceiro ventrículo. O hipotálamo é pequeno, mas controlam importantes atividades do corpo, a maioria das quais está relacionada à homeostasia, a tendência oucapacidade do corpo estabilizar seus estados corporais.

MESENCÉFALO E ROMBENCÉFALO

O mesencéfalo é uma porção curta, constringida da parte superior do tronco encefálico que une o prosencéfalo ao rombencéfalo.O rombencéfalo consiste em cerebelo, ponte e bulbo.O tronco encefálico inclui o mesencéfalo, a ponte e o bulbo.A ponte é uma estrutura oval proeminente inferior ao mesencéfalo.O bulbo é a porção final do tronco encefálico, localizado ao nível do forame magno. Assim, o tronco encefálico é composto de mesencéfalo, ponte e bulbo, e serve para unir o prosencéfalo à medula espinhal.

HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

O cérebro é parcialmente separado por uma fissura longitudinal profundano plano mediossagital. A fissura divide o cérebro em hemisférios cerebrais direito e esquerdo. A superfície de cada hemisfério cerebral é marcada por numerosos sulcos e fissuras, que são formados durante o rápido crescimento embrionário dessa porção do encéfalo. Cada fisura ou área elevada é chamada de giro. Dois desses giros, que podem ser identificados em radiografias seccionais por TC, são o giro central anterior (pré-central) e o giro centralposterior

(pós-central), conforme mostrado de cada lado do sulco central. Um sulco é uma fenda rasa, e o sulco central, que divide os lobos frontal e parietal do cérebro, é um ponto de referência usado para identificar áreas sensoriais específicas do córtex. Um sulco mais profundo é chamado de fissura, como a fissura longitudinal profunda que separa os dois hemisférios. O corpo caloso, localizado profundamente dentro da fissura longitudinal, consiste em uma massa arqueada de fibras transversais (substância branca)conectando os dois hemisférios cerebrais.

CEREBELO

O cerebelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com