TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Periodica

Trabalho Universitário: Tabela Periodica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

No final século XIX houve um avanço significativo na teoria atômica com as descobertas dos Raios-X por Wilhelm Rontgen e da radioatividade natural por Henri Becquerel por volta de 1895. Frederick Soddy e Ernest Rutherford constataram que as emissões radioativas dos elementos resultavam em elementos químicos diferentes o que levou a conclusão de que a massa atômica não era uma propriedade do átomo adequada para indicar a periodicidade dos elementos químicos. Conforme demonstrado por Soddy, o mesmo elemento químico poderia ter uma massa atômica diferente, condição denominada como isótopos.2

Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley descobriu uma relação exata entre as linhas espectrais fora da região do visível com um número ordinal, denominado número atômico, que posteriormente constatou-se ser o número de prótons do núcleo. Quando os átomos foram arranjados de acordo com o aumento do número atômico, as inconsistências existentes na tabela de Mendeleev desapareceram. Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna está baseada no número atômico dos elementos

Foi com a "lei das tríades", de Johann Wolfgang Dobereiner, em 1817, que deu-se início da história da tabela periódica. Ainda na Antiguidade, os filósofos gregos fizeram surgir diversas teorias que buscavam explicar a "matéria", onde acreditavam que ela era formada por quatro elementos que transformavam-se um no outro, como defendiam os alquimistas.

Somente no século XVI, após o trabalho de Lavoisier, que listou os elementos conhecidos até a época, é que deu-se início aos avanços científicos para que começasse a definir e compreender a matéria. Anos depois, os químicos descobriram as propriedades e composição dos elementos.

Graças ao grande número de elementos que foram descobertos surgiu a necessidade de se agrupá-los de maneira que fossem separados por suas características químicas e físicas similares e também separar os que não se assemelhavam.

Diversas foram as tabelas criadas, no entanto a primeira que teve aceitação entre os químicos foi a de Dmitri Mendeleev, em 1869, com diversos avanços em relação às anteriores, principalmente com a previsão das propriedades de elementos que ainda seriam descobertos. Assim, esta tabela sendo aprimorada com o passar dos anos buscando comtemplar os elementos que posteriormente foram descobertos, até que esta atingiu o formato que conhecemos nos dias atuais.

A tabela periódica criada por Mendeleev listava os elementos em linhas ou colunas seguindo a ordem conforme a massa atômica de cada elemento e iniciava um nova coluna ou linha se as características dos elementos começassem a se repetir. Também deixou espaços na tabela que parecia estar reservado para elementos químicos que ainda não havia sido descoberto. Embora não tivesse sido o único a fazer isto, foi primeiro a ser reconhecido por estar predizendo as propriedades dos elementos que faltavam, entre estes o Gálio e o Germânio. E ainda, ignorando a ordem seguida pelas massas atômicas e trocar elementos "adjacentes" para poder classificar elementos como o Telúrio e o Iodo, nas famílias químicas. Com isso, em virtude do desenvolvimento da estrutura atômica, Mendeleev, aleatoriamente, listou listou os elementos químicos em ordem crescente de acordo com sua massa atômica ou com o seu número atômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com