TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Adiposo E Osseo

Pesquisas Acadêmicas: Tecido Adiposo E Osseo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 5

Tecido adiposo

O tecido adiposo é um tipo especial de conjuntivo onde se observa predominância de células adiposas (adipócitos). A maioria delas forma grandes agregados, constituindo o tecido adiposo distribuído pelo corpo, é o maior deposito corporal de energia sob a forma de triglicerídeos, sendo localizados embaixo da pele, modelando a superfície, sintetizando diversos tipos de moléculas e entre outras funções.

Há duas variedades de tecido adiposo, que apresentam distribuição no corpo, estrutura, fisiologia e patologia diferentes. Uma variedade é o tecido adiposo comum, amarelo ou unilocular ,cujas células, quando completamente desenvolvidas, contem apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma. A outra variedade é o tecido adiposo pardo, ou multilocular, formado por células que contem numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.

Tecido adiposo unilocular

A cor do tecido unilocular varia entre o branco e o amarelo-escuro, dependendo da dieta. Esse tecido forma o panículo adiposo, camada disposta sob a pele e que é de espessura uniforme por todo o corpo do recém-nascido. As células adiposas uniloculares são grandes, quando isoladas, estas células são esféricas, tornando-se poliédricas no tecido adiposo pela compressão recíproca; cada célula adiposa é envolvida por uma lamina basal, e sua membrana plasmática mostra numerosas vesículas de pinocitose.

O tecido unilocular apresenta septos de conjuntivo, que contem vasos e nervos. Desses septos partem fibras reticulares que vão sustentar as células adiposas. (figura 6.1)

A vascularização do tecido adiposo é muito abundante, quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante. A relação volume de capilar sanguíneo/volume de citoplasma é maior no tecido adiposo do que no músculo estriado.

As células adiposas uniloculares se originam no embrião, a partir de células derivadas do mesenquima, os lipoblatos. Estas células são parecidas com os fibroblastos, porém logo acumulam gordura em seu citoplasma. As gotículas lipídicas são inicialmente separadas umas das outras, porém muitas se fundem, formando a gotícula única característica da célula adiposa unilocular. (figura 6.3)

Tecido adiposo multilocular

O tecido multilocular é chamado também de tecido adiposo pardo, por sua característica. Essa cor é devida à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias presentes em suas células. Por serem ricas em citocromos, as mitocôndrias tem cor avermelhada. Ao contrario do tecido unilocular, que é encontrado por quase todo o corpo, o tecido pardo é de distribuição limitada, localizando-se em áreas determinadas. Esse tecido é abundante nos animais que hibernam, onde foi chamado glândula hibernante.

No recém-nascido, o tecido adiposo multilocular apresenta localização bem determinada. Como este tecido não cresce, sua quantidade no adulto é extremamente reduzida .

As células do tecido adiposo multilocular são menores do que as do tecido adiposo unilocular e tem forma poligonal. O citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos (figura 6.5 e 6.6) e contem numerosas mitocôndrias, cujas cristas são parcialmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria(figura 6.6)

No tecido adiposo multilocular, as células tomam um arranjo epitelióide, formando massas compactas em associação com capilares sanguíneos, lembrando as glândulas endócrinas. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, tendo papel importante nos mamíferos que hibernam. Na espécie humana, a quantidade deste tecido só é significante no recém-nascido, com função auxiliar na termorregulação.

Sua formação é diferente da observada no tecido unilocular. As células mesenquimais que vão formar o tecido multilocular tornam-se epitelióides, adquirindo um aspecto de glândula endócrina cordonal, antes de acumularem gordura. Não a há neoformação de tecido adiposo multilocular após o nascimento nem ocorre transformação de um tipo de tecido adiposo em outro.

Tecido ósseo

O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para os tecidos moles e protege órgão vitais. Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com