TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Adiposo

Pesquisas Acadêmicas: Tecido Adiposo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

UNOESC – Campus de Videira

Disciplina:

Professor:

Patrick Hariel Ribeiro1

TECIDO ADIPOSO

1 INTRODUÇÃO

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado e a sua principal função é a reserva de energia na forma de ácidos graxos.

O tecido adiposo tem enervação com o sistema nervoso autônomo e seus transmissores químicos têm efeito estimulante sobre o tecido adiposo. Após o processo de lipólise os ácidos graxos livres se ligam a uma molécula albumina e o glicerol é metabolizado pelo fígado. Para causar a lipólise empregamos técnicas como a eletrolipoforese que resulta na liberação de catecolaminas no local de aplicação, a utilização de princípios ativos com comprovada ação lipolítica como as metilxantinas e recursos para facilitar a permeação transcutânea de ativos lipolíticos como a iontoforese e fonoforese.

2 TECIDO ADIPOSO

O tecido adiposo tem um papel central na sobrevivência ao longo da evolução dos mamíferos, continuando a desempenhar uma importante função na fisiologia das espécies mamíferas selvagens, domésticas e na humana. A

escassez, bem como a deposição adicional de gordura, pode representar um ponto negativo para os animais e para a espécie humana, pois diminui a mobilidade dos primeiros, tornando-os presas mais fáceis para os predadores, e caracteriza um fator de risco à saúde para o homem. Os mamíferos regulam os seus níveis de adiposidade de acordo com suas necessidades alimentares, o que significa que existem diversos sinais que indicam o tamanho das reservas corporais de lipídios. Assim, a quantidade de tecido adiposo pode refletir a saúde, o status reprodutivo das espécies e o potencial de sobrevivência das mesmas à predação.

O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo caracterizado pelo predomínio de células adiposas (adipócitos). Encontra-se distribuído na tela subcutânea em dois estratos distintos: o lamelar e o areolar. No primeiro têm-se lóbulos de gordura achatados, compostos por adipócitos fusiformes e pequenos que se sobrepõem e armazenam o maior volume de gordura, tem maior eixo horizontal. No estrato areolar é formado por células globulares, túrgidas e superpostas, sendo seu maior eixo perpendicular à superfície da pele (DANGELO; FATTINI, 2007; SILVA, 2010).

Existem duas variações de tecido adiposo: o amarelo ou unilocular (coloração se deve basicamente pelo acúmulo de carotenóides dissolvidos na gordura) e o pardo ou marrom (rico em mitocôndrias e com função de produzir calor). O primeiro está distribuído pelo corpo sob a pele e apresenta espessura relativa de acordo com local, idade (aos 18 anos o homem tem de 15 a 18% e a mulher de 20 a 25%; durante a vida adulta pode atingir de 30 a 40% do peso corpóreo) e sexo (emprega ao corpo contornos que diferenciam o corpo feminino do masculino, aplicando-se como uma característica sexual secundária) (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1995; DANGELO; FATTINI, 2007; SANTOS, 2008).

2.1 HISTOGÊNESE

A histogênese é o processo de formação dos tecidos. Inicialmente, no embrião, as células são todas iguais. A partir da gástrula tridérmica, com o aparecimento dos três folhetos embrionários básicos, começa a haver a diferenciação celular. Cada um dos três folhetos deve originar novas células já com certa especialização de formas e funções. Alguns grupos celulares estimulam a diferenciação de outras células, surgindo assim os tecidos que depois se agrupam para constituir os órgãos e sistemas (organogênese), conforme a figura à baixo.

Figura 01 – Histogênese

2.2 ADIPÓCITO UNILOCULAR

Segundo Pinheiro (2009), sua célula se arranja em uma única gotícula de lipídio, que ocupa quase todo o espaço celular formando um grande vacúolo.

Sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Forma uma camada de gordura disposta sob a pele; no recém-nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios. O principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. O tecido adiposo branco é responsável pela maior parte da produção de hormônios.

2.3 ADIPÓCITO MULTILOCULAR

Conforme a autora Pinheiro (2009), suas células contêm várias gotículas de gordura, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular. Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos.

Tem como principal função gerar calor. O tecido adiposo, enquanto órgão secretor pode apresentar distintas peculiaridades, entre elas:

1) constitui tecido de ampla e variada distribuição orgânica, cuja característica de compartimentalização, nem sempre apresenta conexão entre si. O(s) mecanismo(s) envolvido(s) com a atividade secretora dos adipócitos permanece(m) sob investigação, existindo dúvidas acerca dos processos humoral e/ou neural relacionados;

2) adipócitos maduros, pré-adipócitos, fibroblastos e macrófagos, representam os diferentes tipos de células que constituem o tecido adiposo e participam da sua função endócrina;

3) a capacidade metabólica do tecido adiposo varia em função da sua localização, subcutânea ou visceral, podendo contribuir de forma mais ou menos intensa para a secreção de adipocitocinas específicas. O quadro abaixo, apresenta as principais adipocinas secretadas pelo tecido adiposo

2.4 LIPOGÊNESE

Os adipócitos são células especializadas em armazenar triglicerídeos em seu citoplasma, sendo a principal reserva energética do organismo (TORTORA; GRABOWSKI, 2006).

Os triglicerídeos são lipídeos formados de três cadeias de ácidos graxos esterificados em uma molécula de glicerol. Como todo lipídeo sua função principal é fornecer energia para a realização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com