TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulaçao De AAS

Casos: Titulaçao De AAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio racional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas (TOZETTI et al., 2010).

Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada. Genericamente, trata-se de determinar a concentração de uma espécie de interesse em uma amostra a partir do volume de uma solução com concentração exatamente conhecida necessária para reagir quantitativamente com esta amostra em solução (TOZETTI et al., 2010).

A determinação da concentração de uma soluçãoa partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada (TOZETTI et al., 2010).

Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária (TOZETTI et al., 2010).

Na prática, é difícil obter um padrão primário ideal, e usualmente se faz um compromisso entre as exigências ideais mencionadas. Os sais hidratados, como regra, não constituem bons padrões em virtude da dificuldade de secagem eficaz. No entanto, sais que não eflorescem, como o tetraborato de sódio, Na2B4O7 • 10H2O, e o sulfato de cobre, CuSO4 • 5H2O, mostram-se, na prática, padrões secundários satisfatórios (TOZETTI et al., 2010).

O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrão primário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (TOZETTI et al., 2010).

A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada depende de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado (TOZETTI et al., 2010).

As soluções alcalinas, especialmente, atacam o vidro formando silicatos. O hidróxido de sódio lentamente reage com vidro, especialmente se este sofreu abrasão em sua superfície, formando silicato de sódio, logo juntas e tampas de vidro esmerilhado (assim como torneiras de buretas e outros equipamentos laboratoriais) expostos a NaOH tem uma tendência a engripar ou mesmo soldar-se, praticamente. Buretas e vidrarias expostas a NaOH devem ser enxaguadas imediatamente após o uso, prevenindo o fosqueamento de suas paredes. Frascos laboratoriais e de armazenagem e reatores industriais de vidro são danificados por longa exposição a hidróxido de sódio a quente, e o vidro torna-se fosco (OZÓRIO et al., 2011).

Titulação Ácido-Base é um processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração incial do titulante e do titulado (OZÓRIO et al., 2011).

O ácido acetil salicílico (AAS) é um fármaco que possui propriedades analgésicas (pois inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor, asprostaglandinas, reduzindo assim a sensibilidade à dor), antiinflamatórias e antitérmicas. A Aspirina (que contém a substância ativa ácido acetil salicílico) é um dos analgésicos mais utilizados nomundo, por esse motivo é importante monitorar o teor em massa do AAS em comprimidos em uma amostra comercial. Esse teor pode ser determinado através de uma solução padronizada de NaOH, onde a técnicautilizada é a titulação ácido-base (SILVA, 2012).

2. OBJETIVO

Treinar a técnica de pesagem, ilustrar as técnicas de preparação e padronização de solução aquosa de hidróxido de sódio0,1 mol/L e determinar o teor de ácido acetilsalicílico em comprimido.

3. MATERIAIS

3.1 Reagentes

• Ácido acetilsalicílico em comprimido;

• Bifitalato de potássio;

• Etanol;

• Fenolftaleína 1%;

• Hidróxido de sódio.

3.2 Equipamentos

• Balança analítica;

• Balão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com